Tratamento para condromalácia patelar grau IV, opções cirúrgicas e não cirúrgicas

A condromalácia patelar grau 4 é o estágio mais avançado de uma doença que afeta a nossa cartilagem, tecido responsável por revestir as extremidades ósseas para reduzir o atrito. Quando esse tecido passa por um processo de degradação, o paciente acaba desenvolvendo condromalácia patelar, condição que causa muito incômodo e prejudica a sua mobilidade.

Devido ao desgaste natural do envelhecimento, sobrecarga, lesões, traumas, e outros processos. Também podem estar relacionados a essa degradação alguns outros fatores, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Peso corporal;
  • Desgaste cartilaginoso de acordo com a atividade ou Esporte que é realizado;
  • Lesões prévias;
  • Entre outros fatores.

Por apresentar um baixo potencial de cicatrização, a cartilagem não consegue se regenerar como outros tecidos presentes no nosso corpo. Por essa razão, o seu desgaste desencadeia condromalácia , sendo muito prejudicial para a qualidade de vida e mobilidade do paciente.

Leia também: Condromalácia patelar tem cura ?

Grau de condromalácia patelar

A condromalácia patelar é classificada de acordo com a extensão da sua degradação, sendo dividida do grau 0 até o grau 4. A condromalácia patelar de grau 4 consiste na perda completa da cartilagem da articulação, decorrendo na exposição do osso subcondral que fica localizado abaixo desse tecido.

O diagnóstico da gravidade da condromalácia patelar é realizado com base na avaliação dos sintomas e do quadro do paciente, assim como a confirmação através de exames de imagem. Por se tratar do grau mais sério da condromalácia patelar,  existem tratamentos específicos que são implementados diante desse diagnóstico.

Quais os tratamentos para condromalácia patelar grau 4?

Inicialmente, antes de proceder com uma intervenção cirúrgica, o médico pode recomendar um tratamento conservador para combater os sintomas causados pela condromalácia patelar de grau 4. Esse tratamento conservador costuma ser baseado em dois fatores principais:

  • Fisioterapia e fortalecimento muscular e articular.

Essas duas abordagens conseguem ajudar o paciente a manter a sua mobilidade e qualidade de vida. Quando esse resultado não é alcançado, pode ser indicado um tratamento cirúrgico. A intervenção cirúrgica pode ser feita de diferentes maneiras, a depender das necessidades do paciente e da indicação do médico responsável. São abordagem cirúrgicas para condromalácia patelar grau 4:

  • Técnica de micro fraturas;
  • Mosaicoplastia;
  • Membrana de colágeno;
  • Artroplastia total de joelho.

A abordagem a ser realizada vai depender das orientações do profissional e do quadro do paciente, sendo fundamental a realização de uma avaliação completa. Por esse motivo, é essencial contar com o médico ortopedista de confiança que consiga avaliar o seu quadro com precisão e eficiência.

Leia também : Tratamento Não Cirúrgico para Condromalácia Patelar: Opções e Eficácia

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?