A infiltração do joelho é um procedimento médico comumente utilizado para reduzir a dor e a inflamação causada por determinados problemas que afetam essa articulação. De forma simplificada, a infiltração do joelho consiste na injeção de medicamentos diretamente no joelho que se encontra doente, sendo aplicada de forma a atuar em toda a superfície da articulação.
Me siga no Instagram
Dependendo das necessidades do paciente, a infiltração pode ser realizada em tecidos específicos, principalmente para o bloqueio de impulsos nervosos. Os principais medicamentos utilizados nesse procedimento são:
Ácido hialurônico: esse produto é recomendado nos casos de desgaste cartilaginoso e lesões que afetam esse tecido, controle de sintomas em médio prazo, artrose de joelho, entre outros. Ele também é conhecido como viscossuplementação.
Corticoides: esse medicamento é recomendado para controlar processos inflamatórios e apresenta efeito rápido. Entretanto, a infiltração com corticóides é de curta duração.
Anestésicos: usando anestésicos são aplicados em conjunto com outros medicamentos para realizar o bloqueio dos impulsos de dor.
Quando a infiltração do joelho é recomendada?
Como vimos anteriormente, a infiltração de joelho é muito indicada para o tratamento de diversas doenças, contribuindo para o controle do processo inflamatório e combate aos sintomas causados por doenças cartilaginosas. Além disso, ela também pode ser recomendada para:
- Artrose do joelho;
- Lesões meniscais com a presença de inflamação;
- Sinovite;
- Cistos no joelho;
- Tendinites;
- Joelho do Corredor (atrito do trato iliotibial);
- Entre outras condições.
Diferentemente do que se pensa, a infiltração do joelho independentemente do produto utilizado não é um tratamento isolado. Isso significa que a infiltração não é realizada de forma exclusiva, sendo acompanhada de outras abordagens de tratamento.
Dessa forma, podemos entender a infiltração do joelho como auxiliar do tratamento médico implementado, ajudando a combater os sintomas e os processos inflamatórios que afetam essa articulação. Por essa razão, é muito importante manter as outras recomendações médicas e garantir um processo de reabilitação de acordo com as necessidades do quadro.
A infiltração do joelho pode ser realizada desde o início do tratamento ou apenas para controle de sintomas mais intensos. Essa recomendação vai depender da avaliação do médico e do quadro do paciente.
Como esse procedimento é realizado
Por se tratar de uma abordagem minimamente invasiva, a infiltração do joelho consiste em um procedimento ambulatorial, realizado no próprio consultório do médico, desde que ele apresente todos os requisitos para a segurança e proteção do paciente.
O procedimento é realizado da seguinte forma:
Realizada a higienização do local da infiltração, o médico pode aplicar uma anestesia local com uma agulha fina. O local a receber o medicamento escolhido para infiltração é localizado através de um aparelho de ultrassom, contribuindo para a precisão e assertividade do procedimento.
No caso da infiltração articular, o médico pode realizar a aplicação de forma única, uma vez que o medicamento tem a capacidade de se espalhar ao redor das estruturas localizadas no joelho. No caso de infiltração voltada para estruturas mais específicas, como é o caso do bloqueio de nervos, o médico pode precisar aplicar mais de uma injeção.
Independentemente do caso, é fundamental buscar a avaliação de um médico para garantir correta avaliação das causas da dor e o diagnóstico da doença. Com base nessa avaliação, o médico poderá recomendar a melhor abordagem para garantir a melhoria dos sintomas.