O tratamento não cirúrgico para condromalácia patelar é uma abordagem implementada pelos médicos que pode garantir excelentes resultados para o paciente que busca a melhoria dos sintomas. Através dessa abordagem é possível evitar uma intervenção cirúrgica e recuperar a qualidade de vida sem a necessidade de um Tratamento mais invasivo.
Me siga no Instagram
Essa abordagem conservadora costuma ter como principal foco recuperar a amplitude de movimento, combater a dor e contribuir para o fortalecimento articular. Nesse sentido, são implementadas algumas medidas fundamentais, como veremos a seguir:
Mudança da atividade física
A alteração do tipo de atividade que é realizada durante a rotina pode contribuir para a melhoria do seu joelho. Isso significa que realizar atividades de baixo impacto vai reduzir a sobrecarga na sua articulação e ajudar a se recuperar de maneira mais efetiva.
Controle do Peso corporal
O excesso de peso também está associado ao pior dos sintomas de quem sofre com condromalácia patelar, principalmente por conta da sobrecarga que esse peso em excesso exerce sobre a articulação. O controle de peso pode ajudar a manter a dor mais controlada e evitar a piora da doença.
Medicamentos para Condromalácia Patelar
O médico pode recomendar alguns medicamentos para aliviar a dor e o processo inflamatório. Anti-inflamatórios não esteróides ajudam no alívio da dor e na redução do inchaço, mas devem ser utilizados de acordo com a orientação médica por conta dos seus efeitos colaterais.
A utilização de suplementos como glucosamina, piascledine, colágeno e condroitina só deve ser iniciada caso o médico responsável pelo seu tratamento os recomende, sendo fundamental contar com a orientação profissional.
Fisioterapia para Condromalácia Patelar
A fisioterapia é um processo fundamental para o paciente que deseja se recuperar e combater os sintomas causados pela condromalácia patelar. Através de uma abordagem fisioterapêutica é possível garantir o fortalecimento muscular, manutenção e recuperação do arco do movimento e melhora da dor.
Leia também: Sintomas da Condromalácia Patelar
Infiltração com ácido hialurônico
O ácido hialurônico é um componente natural do nosso corpo. Entretanto, em pacientes com problemas cartilaginosos acabam apresentando uma menor concentração dessa substância.
Por essa razão, a infiltração com ácido hialurônico pode ser bastante benéfica para diminuir a dor e o atrito sofrido pela articulação danificada.
Abordagens alternativas para Condromalácia Patelar
Existem algumas abordagens alternativas que podem te ajudar a aliviar os sintomas, como é o caso da acupuntura. Nesse sentido, é imprescindível contar com profissional qualificado e que tenha todo o conhecimento para contribuir para o seu tratamento, evitando a piora dos sintomas e prejudicando a sua mobilidade ainda mais.
Qual o melhor tratamento?
A melhor abordagem a ser implementada para o seu caso vai depender da avaliação do seu médico. Por esse motivo, é muito importante contar com a orientação desse profissional, que poderá avaliar o seu quadro e entender quais as reais necessidades do seu corpo.
Também é muito importante seguir todas as recomendações passadas pelo profissional, como forma de garantir uma melhor recuperação e trazer uma maior qualidade de vida. Sabemos que a condromalácia patelar pode ser bastante impactante prejudicar a realização de diversas atividades, de forma que, quanto melhor e mais efetivo for o tratamento, melhores serão os seus resultados.
De qualquer forma, caso a abordagem conservadora não consiga entregar os resultados esperados, é possível proceder para um tratamento cirúrgico. Essa intervenção é indicada quando o paciente ainda sofre com os sintomas da condição e as alternativas conservadoras não conseguem proporcionar nenhuma melhoria.
Para isso, existem diversas técnicas que podem ser realizadas. A melhor abordagem vai depender da orientação do profissional responsável pelo seu tratamento.