Telemedicina- Dr Reinaldo Keitiro Katayose- Médico ortopedista especialista em Joelho

Se você é de fora de São Paulo, mas quer se consultar comigo, basta entrar em contato com minha equipe!

Dr reinaldo Keitiro

ESPECIALISTA EM JOELHO DR. REINALDO KEITIRO KATAYOSE

Especialista em joelho: como posso te ajudar?

Como disse anteriormente, o joelho é uma das articulações mais importantes do nosso corpo, e dores nessa estrutura são muito comuns. Para garantir a sua total funcionalidade, o nosso joelho precisa ser estável e as suas estruturas devem estar saudáveis e preparadas para absorver o impacto e sustentar o nosso corpo.

Para garantir a saúde dessa articulação, é muito importante praticar atividades físicas regularmente para que todas as estruturas presentes no joelho se fortaleçam e trabalhem de maneira harmoniosa. Dessa forma, é possível evitar o desgaste prematuro e a incidência de doenças como a artrose.

Em todo caso, é importante que, antes de iniciar a prática de determinada atividade física, o paciente passe por uma avaliação completa com médico especialista, que poderá estudar a saúde do seu joelho e determinar se é seguro realizar algum tipo de esporte. Além disso, é essencial se atentar às seguintes dicas:

  • Toda e qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional;
  • A prática esportiva deve ser realizada com calçado adequado;
  • O aquecimento é imprescindível para prevenir lesões musculares e em outras estruturas;
  • A manutenção do peso corporal adequado é muito importante para evitar a sobrecarga das articulações.
analise de uma lesão por um especialista em joelho

ALONGAMENTO ÓSSEO ESTÉTICO

O Alongamento Ósseo Estético é um procedimento extremamente complexo, que é indicado apenas para pessoas que, insatisfeitas com a sua estatura final, sofram algum tipo de preconceito ou são afetadas psicologicamente devido à essa característica. Por meio desse procedimento, é possível aumentar a estatura em até 5 centímetros.

Esse procedimento garante resultados impressionantes quanto ao aumento da estatura do paciente, mas envolve muitos riscos e a sua recuperação é longa. Inicialmente, deve ser realizada uma avaliação psicológica, que irá verificar se o paciente tem preparo emocional para passar por todo o processo.

Normalmente, o alongamento é feito nos dois fêmures, e a recuperação total leva de 200 a 250 dias, sempre acompanhada de fisioterapia. É uma cirurgia delicada, que pode acarretar diversas complicações médicas. Geralmente, o Alongamento Ósseo Estético não é coberto pelos planos de saúde, sendo custeado pelo próprio paciente.

FIXADORES EXTERNOS

Muito utilizados no tratamento de lesões graves de membros superiores e inferiores há quase um século, os fixadores externos ainda são amplamente aplicados no tratamento de fraturas graves, evitando em muitos casos, a perda do membro.

A sua aplicação é minimamente invasiva, evitando que os tecidos próximos à fratura, como a pele e os músculos, sejam ainda mais prejudicados. Com a utilização de fio de aço e pinos, é possível evitar o corte e a manipulação invasiva dos tecidos. Devido à segurança e facilidade de aplicação, os fixadores externos são um dos principais tratamentos aplicados até os dias atuais.

Além das fraturas graves, esse tratamento também é indicado para a correção de deformidades congênitas ou adquiridas. Através da manipulação dos fixadores, é possível alongar ou mudar a angulação do osso em tratamento, sem a necessidade de múltiplas cirurgias.

Quais as principais patologias de joelho e como posso te ajudar?

Artrose no joelho

Também conhecida como osteoartrite, a artrose é uma condição degenerativa que acomete a cartilagem do joelhos, causando um processo inflamatório nesta região. Devido ao desgaste causado, outras estruturas do joelho também podem apresentar danos. A artrose causa dor, rigidez e inchaço, resultando na sensação de travamento da articulação.

Todos esses sintomas podem prejudicar muito a qualidade de vida do paciente, mas embora não tenha cura, é possível estabelecer um tratamento adequado e multidisciplinar que inclui a prática de atividades físicas, uso de medicamentos e acompanhamento fisioterapêutico.

As patologias de joelho podem afetar pessoas de todas as idades e gêneros, desde atletas até crianças, e podem surgir por diversos motivos: desgastes, acidentes, instabilidade, etc. Por absorver grande parte do nosso peso corporal, essa articulação está sempre suscetível à diversas patologias.

Entre os problemas mais comuns que podem afetar o joelho, podemos citar: artrose do joelho; lesão nos meniscos; luxação patelar, lesão no ligamento cruzado anterior; entre muitas outras. Na maior parte dos casos, o paciente sofre com dores constantes e com a limitação dos movimentos.

Especialista em Joelho

Condromalácia patelar

A síndrome patelofemoral ou condromalácia patelar, acontece devido ao desgaste ou amolecimento da cartilagem da região da patela. Essa condição pode causar dor e inchaço na região anterior do joelho e pode ser tratada com fisioterapia para o fortalecimento muscular e alívio dos sintomas.

Especialista em Joelho

Lesão meniscal

A principal função do menisco é reduzir o impacto que acomete as articulações, e eles podem ser lesionados de duas maneiras: degenerativa ou traumática. As lesões degenerativas estão ligadas ao desgaste natural das estruturas do nosso corpo, sendo mais comum em pacientes com idade mais avançada. Já as lesões traumáticas acontecem durante a prática de esportes de impacto como o futebol, Handebol e artes marciais.

Via de regra, o tratamento inclui fisioterapia, aplicação de gelo e medicamentos para controle da dor, mas dependendo da gravidade do caso pode ser necessário realizar uma artroscopia do joelho para um tratamento mais assertivo. 

Condromalácia patelar

Essas lesões podem atingir os ligamentos presentes no joelho, como o ligamento cruzado anterior, o posterior e o colateral medial. Nesse caso, acontece o estiramento ou ruptura de algumas dessas estruturas, causando dor, inchaço e instabilidade na articulação. Essas lesões podem acontecer durante a prática de atividades físicas, traumas, quedas ou acidentes.

Para que não evolua para artrose que eu desgaste prematuro do joelho, é importante que essa condição seja tratada adequadamente, podendo ser necessário realizar a imobilização, uso de medicamentos para dor e acompanhamento fisioterapêutico.

Dependendo da gravidade do caso, pode ser necessário realizar a reconstrução do ligamento através de cirurgia.

Especialista em Joelho

Tendinite patelar

Essa condição consiste em um processo inflamatório que acomete os tendões causando inchaço local e dor. A tendinite patelar atinge a patela e é mais comum entre praticantes de corrida ou esportes que envolvam saltos, como o basquete, por exemplo. O tratamento envolve aplicação de gelo, medicamentos para dor, fisioterapia e repouso.

Em todo caso, é necessário consultar um especialista a fim de obter o diagnóstico correto para os sintomas apresentados.

Especialista em Joelho

Síndrome do trato iliotibial

Essa condição é mais popularmente conhecida como joelho de corredor, consistindo em uma doença inflamatória muito comum entre os ciclistas e corredores. 

O paciente pode relatar dor na região lateral do joelho ao realizar movimentos de flexão e extensão e inchaço localizado. Assim como em outras condições, o tratamento conservador em repouso, aplicação de gelo, fisioterapia e medicamentos para controle da dor.

PATOLOGIAS DO JOELHO

O joelho é uma das maiores e mais importantes articulações do nosso corpo, e devido à alta carga que recebe ao longo da vida, está sujeito à diversas lesões e patologias. Por conta da complexidade da sua função biomecânica, o tratamento dessas lesões deve ser feito por um médico especialista, no caso, o ortopedista de joelho.

As patologias de joelho podem afetar pessoas de todas as idades e gêneros, desde atletas até crianças, e podem surgir por diversos motivos: desgastes, acidentes, instabilidade, etc. Por absorver grande parte do nosso peso corporal, essa articulação está sempre suscetível à diversas patologias.

Entre os problemas mais comuns que podem afetar o joelho, podemos citar: artrose do joelho; lesão nos meniscos; luxação patelar, lesão no ligamento cruzado anterior; entre muitas outras. Na maior parte dos casos, o paciente sofre com dores constantes e com a limitação dos movimentos.

INFECÇÃO ÓSSEA E OSTEOMIELITE

Geralmente provocada por uma infecção fúngica ou bacteriana (bactérias Staphylococcus), a Osteomielite é um quadro inflamatório que afeta um ou mais ossos. Essa condição não tem cura, mas pode ser tratada e controlada com a ajuda de diversos tratamentos.

Esse processo inflamatório pode ser causado por diversos motivos:

  • Circulação: através de bactérias presentes na corrente sanguínea que entram em contato com um osso vulnerável ou enfraquecido.
  • Infecção próxima: através de feridas graves que infeccionaram e atingiram um osso próximo.
  • Contaminação direta: decorrente de uma fratura, geralmente exposta, ou durante um procedimento cirúrgico.
A Osteomielite pode permanecer localizada ou se espalhar para outros tecidos ou ossos. Ela causa febre, calafrios, dor localizada, letargia, inchaço, entre outros. O tratamento pode ser feito por antibióticos ou até mesmo por via cirúrgica. Tudo depende da avaliação realizada pelo médico e dos exames laboratoriais e de imagem.

Meus artigos

Inchaço No Joelho

Como reduzir o inchaço no joelho

O inchaço no joelho é um sintoma bastante incômodo que pode levantar grandes preocupações para o paciente. Esse inchaço pode ser desencadeado por diversas condições, como artrite, lesões ligamentares, lesões meniscais, ou outras causas.

Leia mais »

Meu canal no YouTube

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?