Tratamento para condromalácia patelar sem cirurgia

Caracterizada pelo processo de desgaste do tecido cartilaginoso presente na patela, a condromalácia patelar ( síndrome da dor patelo-femoral) é uma condição que pode impactar a rotina e realização de exercícios físicos pelo paciente. A degeneração cartilaginosa pode ser causada por diversos fatores, como o excesso de peso, traumas na região, problemas de alinhamento do joelho, sedentarismo, realização de atividades físicas de alto impacto e envelhecimento das estruturas.

A condromalácia patelar pode ser classificada em diferentes graus:

  • Grau 1: é notado o amolecimento da porção externa do tecido cartilaginoso, e o paciente pode apresentar inchaço e dor.
  • Grau 2: as lesões cartilaginosas se apresentam com até 1.3 cm de diâmetro, entretanto de forma localizada.
  • Grau 3: na condromalácia grau 3 as lesões se apresentam em um tamanho maior, mas ainda localizadas.
  • Grau 4: no grau mais avançado da doença, já é notada a exposição do osso subcondral.

condromaláciaA dor relatada pelos pacientes com condromalácia patelar se apresenta na região frontal do joelho e pode piorar de acordo com a realização de alguns movimentos, causando dor ao subir e descer escadas, após atividades físicas ou passar longos períodos sentado.

O paciente também pode relatar inchaço localizado, estalos a movimentar a articulação e sensação de ardência. Diante desses sintomas, o médico procede com uma avaliação física do estado e dos sintomas relatados.

Para obter um diagnóstico mais preciso, também podem ser solicitados exames de imagem, como a radiografia e a ressonância magnética.

Por conta da dor causada, e para evitar a progressão mais rápida da doença, é importante interromper as atividades físicas durante a fase aguda, e implementar mudanças no plano de treinamento para aliviar a sobrecarga após esse período.

Saiba mais: Diferença de condromalácia patelar e condropatias

Tratamento de condromalácia

O tratamento conservador também inclui a aplicação de compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para controle dos sintomas e fisioterapia. O fortalecimento muscular é fundamental para garantir uma maior mobilidade e manutenção do arco do movimento.

Essa abordagem terapêutica vai ajudar a proteger o tecido cartilaginoso e retardar a progressão da condromalácia patelar. A infiltração com medicamentos e ácido hialurônico também pode contribuir para o tratamento de condromalácia patelar sem cirurgia, ajudando a proporcionar uma maior lubrificação e combater a dor causada pela condição.

A intervenção cirúrgica só é recomendada nos casos onde o tratamento conservador não conseguiu atingir os objetivos esperados, e o paciente ainda relata sintomas intensos.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?