Lesões meniscais: sintomas e opções de tratamento

Por se tratar da maior e mais complexa articulação do nosso corpo, o joelho está sempre vulnerável a diversas lesões, como é o caso das lesões meniscais. Esse tipo de lesão pode ser causada por deterioração ou envelhecimento das estruturas, impacto direto ou indireto ou problemas posturais.

Como se trata de uma condição que pode derivar de diferentes causas, os sintomas das lesões meniscais podem variar de acordo com a sua origem, sendo a dor localizada no joelho o sintoma mais relevante nos estágios iniciais. A dor costuma ser localizada na região interna ou externa do joelho, a depender de qual menisco que foi lesionado (menisco lateral ou menisco medial).

Com a evolução da doença, o paciente pode passar a apresentar inchaço e o quadro de dor por sofrer uma piora, principalmente durante a movimentação e a realização de determinados movimentos, como o agachamento, caminhada, subir e descer escadas, entre outros. Alguns pacientes também relatam sensação de travamento ou bloqueio no joelho, além do derrame articular por conta do aumento da produção do líquido sinovial.

Diante desses sintomas, é importante que o paciente busque ajuda especializada para realizar o diagnóstico correto da condição, afinal um quadro de dor no joelho pode derivar de diversos outros fatores. Nesse sentido, o médico vai realizar uma avaliação clínica dos sintomas e do histórico do paciente a fim de determinar qual das estruturas que está apresentando uma lesão.

O exame físico detalhado é fundamental para determinar a causa da dor no joelho e obter um diagnóstico mais preciso. Caso necessário, o médico pode solicitar também a realização de exames complementares para confirmar o diagnóstico, como raio-x, ressonância magnética, entre outros.

Qual o tratamento das lesões meniscais?

Inicialmente, o tratamento da lesão meniscal é conservador. Essa abordagem é mais recomendada para os casos onde as lesões meniscais foram desencadeadas pelo desgaste natural da articulação. Para a melhoria dos sintomas e redução do processo inflamatório, pode ser recomendada infiltração articular (viscossuplementação). Esse procedimento busca reduzir a inflamação, aliviar a dor e facilitar a movimentação do paciente, agregando mais qualidade de vida.

O principal objetivo do tratamento conservador para as lesões meniscais é tratar os sintomas e agregar força e flexibilidade para o joelho, de forma que o paciente consiga recuperar a sua mobilidade.

O tratamento cirúrgico para as lesões meniscais é recomendado para os casos onde há uma lesão maior no menisco, como as rupturas de menisco lateral ou medial. A cirurgia é recomendada, principalmente, quando há uma ruptura grande que separa o menisco em duas partes, e é feita para o reparo ou sutura do menisco.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?