Lesões no menisco lateral

O menisco lateral é uma estrutura que fica localizada na porção mais externa do joelho, sendo responsável pela rotação do joelho durante os movimentos de extensão e flexão. Como ele apresenta mais inervação do que o menisco medial, diante de uma lesão nessa estrutura, o paciente pode apresentar uma dor mais intensa. O menisco lateral e o menisco medial ficam localizados entre os ossos da perna e da coxa, ajudando a manter a estabilidade e amortecendo o joelho.

 

A ruptura do menisco consiste em uma lesão que pode ser um rasgo, uma formação de um flap, ou uma alça dentro do menisco. Quando o menisco lateral é rompido, o paciente sente dor na parte de fora do joelho, podendo se agravar durante algumas movimentações, principalmente de rotação, quando paciente agacha ou estica o joelho. Também é comum que o paciente apresente algum bloqueio ou travamento da articulação.

Saiba mias: Sinto dor no joelho ao agachar 

 

O tratamento de lesões no menisco lateral é feito por uma técnica minimamente invasiva chamada de artroscopia. Através desse procedimento, o médico pode realizar a retirada parcial do menisco (chamada de meniscectomia) ou realizar a sutura do menisco lesionado. Quando possível, a sutura é muito indicada em casos de lesões de menisco lateral em indivíduos jovens, para garantir uma maior qualidade de movimentos e evitar a retirada total dessa estrutura.

 

Por apresentarem um baixo suprimento sanguíneo, uma vez lesionados os meniscos possuem uma baixa capacidade de regeneração e cicatrização. Diferentemente do menisco medial, o menisco lateral apresenta uma maior capacidade de mobilidade, sendo menos lesionado que o medial.

 

 

As lesões meniscais podem acontecer de maneira traumática ou degenerativas, sendo separadas em lesões agudas e crônicas. Além de um exame físico detalhado e a análise do histórico do paciente, o médico pode solicitar alguns exames de imagem para complementação do diagnóstico e identificar a gravidade da lesão, como o Raio X e a ressonância magnética. Através desses dados, o médico pode determinar o melhor tratamento.

 

 

Por ser uma estrutura de extrema importância do joelho, o médico busca de todas as formas salvar o menisco e permitir que ele consiga exercer a sua função com qualidade. Por essa razão, é necessário realizar uma avaliação completa do quadro do paciente antes de realizar uma remoção completa ou parcial do menisco. 

 

O tratamento conservador ainda é uma das melhores soluções para esse tipo de lesão. Esse tratamento envolve fisioterapia, fortalecimento e um bom condicionamento muscular.

Saiba mais: Tratamento conservador para artrose 

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?