Ruptura do menisco medial precisa de cirurgia?

O menisco é uma das estruturas mais importantes do nosso joelho, consistindo em uma fibrocartilagem que ajuda a reduzir o impacto sofrido entre a tíbia e o fêmur. Tanto o menisco medial quando o menisco lateral ajudam na lubrificação dos joelhos durante as atividades do dia a dia e na prática de atividades físicas, contribuindo para a estabilidade desta articulação.O menisco lateral fica posicionado na porção externa do joelho e conta com uma maior mobilidade. Já o menisco medial fica na porção interna da articulação, com menor e mais mobilidade e maior risco de lesões.A ruptura de menisco pode ter uma causa degenerativa ou traumática, podendo causar um grande impacto na rotina do indivíduo. As causas degenerativas são mais comuns em pacientes mais idosos por conta do envelhecimento natural das estruturas do corpo. Já as lesões traumáticas estão diretamente relacionadas aos impactos que conseguem causar algum dano ao menisco podendo ser:

  • Torção de joelho
  • Flexão de joelho sustentando muita carga
  • Impacto forte na articulação

Diante desse tipo de lesão, o principal sintoma do paciente é a dor imediata no joelho, mas a ruptura do menisco medial também pode causar inchaço na região por conta do excesso de líquido sinovial presente na articulação. Alguns pacientes também relatam sensação de travamento no joelho, que acontece por conta do deslocamento do menisco que ocorre em alguns casos.

Para determinar o diagnóstico correto, o médico pode realizar avaliação física do paciente e solicitar a realização de alguns exames complementares, como é o caso da ressonância magnética.

Esse exame consegue determinar qual dos meniscos que se encontra lesionado e a gravidade da lesão sofrida por essa estrutura. Através desse exame, o médico também consegue verificar se alguma das estruturas adjacentes, como os ligamentos, tendões e cartilagens, também foram danificadas pelo trauma.

Tratamento da ruptura de menisco medial

Na maior parte dos casos, as lesões de menisco medial conseguem ser tratadas de maneira conservadora, com a utilização de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, fisioterapia e compressas de gelo. Nos casos de lesões mais graves, o médico pode recomendar a realização de uma artroscopia no joelho para a correção da lesão.

Através desse procedimento cirúrgico, o médico pode realizar a sutura ou ressecção da porção lesionada, dependendo do caso do paciente. Para evitar esse tipo de lesão, é importante tomar alguns cuidados básicos, como manutenção de um peso adequado e prática constante de exercícios físicos

E diante de qualquer sintoma, dor ou incômodo, buscar ajuda de um médico especializado.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?