Sensação de areia no joelho, o que ela pode sinalizar?

Você já sentiu ou teve a impressão de que tem alguma coisa arranhando na parte interna do seu joelho? Esse sintoma pode se tornar ainda mais intenso com a realização de alguns movimentos, como subir e descer escadas. A sensação de areia no joelho pode ser um sinal de condromalácia patelar.A condromalácia patelar é uma condição que consiste no amolecimento da cartilagem presente no joelho, que fica localizada na patela. Na maior parte dos casos, essa condição pode ser causada pelo estresse repetitivo dessa articulação, ou por um processo de enfraquecimento do quadríceps, que é um músculo responsável pela sustentação do joelho localizado na parte frontal da coxa.Problemas de formato ou posicionamento nos pés, quadril e joelhos também podem contribuir para o surgimento de condromalácia. Associando esses fatores com excesso de peso, esforço excessivo, prática incorreta de exercícios, entre outros aspectos, a condromalácia se torna ainda mais provável.
Essa condição causa alguns sintomas que podem atrapalhar a rotina do paciente, como:

  • Dor na parte frontal do joelho na patela que piora ao subir e descer escadas
  • Inchaço no joelho
  • Dor e queimação ao permanecer com joelho dobrado por um longo período de tempo
  • Sensação de areia no joelho
  • Dificuldade ao realizar alguns movimentos.

Quando não tratada, a condromalácia pode evoluir até a total destruição da cartilagem, causando um grande impacto na rotina, mobilidade e qualidade de vida do paciente. Algumas atividades físicas e profissões podem tornar um indivíduo mais sujeito a desenvolver condromalácia, como atividades que envolvem ficar muito tempo sentado ou com os joelhos flexionados, subir e descer escadas com frequência, dirigir por longos períodos, mulheres que utilizam salto alto, entre outros.

Saiba mais: Dor ao subir e descer escada

O diagnóstico dessa condição envolve o exame clínico, avaliação do histórico do paciente e dos sintomas relatados, além das realização de alguns exames de imagem, como tomografia computadorizada, raio-x e ressonância magnética.

Com base nas informações obtidas com esse exame, o médico consegue avaliar o comprometimento da cartilagem e determinar o melhor tratamento para o paciente. O tratamento conservador envolve fisioterapia para fortalecimento muscular e alongamento, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para controlar o processo inflamatório e a dor no joelho e repouso.

Em casos mais graves, como na condromalácia grau 3 de grau 4, pode ser necessário realizar o procedimento cirúrgico chamado artroscopia, que pode tratar a lesão e restabelecer a qualidade de vida do paciente.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?