A dor crônica no joelho é bastante comum e pode ser muito incômoda para os pacientes. Dependendo da intensidade, esse desconforto pode impedir a realização de atividades físicas, movimentos do dia a dia e até mesmo atrapalhar o sono.
Me siga no Instagram
Entretanto, é necessário buscar ajuda médica especializada para conseguir entender quais são as causas dessa dor e qual o tratamento que pode ajudar o paciente a combater esses sintomas.
A dor que se apresenta na parte de dentro do joelho pode estar relacionada a um desalinhamento dinâmico, como o que acontece nos casos de lesões meniscais e ligamentares, degeneração articular e tendinopatia. No caso da dor que é sentida na lateral do joelho, é possível que o paciente sofra de síndrome do trato iliotibial, lesões de menisco lateral, sobrecarga por atrito, entre outros fatores.
Por pela possibilidade de se apresentar de formas distintas, a dor no joelho pode estar relacionada a diversos fatores, como:
- Tendinite;
- Bursite;
- Desgaste meniscal;
- Doenças reumáticas;
- Rompimento de cartilagem;
- Rompimento de ligamentos;
- Entorses;
- Síndrome da dor patelo femoral;
- Entre outros.
Como identificar a causa da dor Crônica no joelho

A avaliação médica tem como objetivo determinar o que está desencadeando a dor crônica no joelho. Para isso, o médico poderá avaliar alguns fatores como:
- Desalinhamento;
- Idade do paciente;
- Traumas e impactos do joelho;
- Estabilidade da articulação;
- Sobrecarga.
Diante dessa avaliação o médico ortopedista poderá estabelecer quais são os motivos que desencadearam a dor crônica e a partir daí implementar o tratamento específico para cada condição.
Como aliviar a dor crônica no joelho?
Além do tratamento médico que irá ser recomendado pelo profissional responsável Existem algumas medidas que também podem contribuir para o alívio da dor:
Aplicação de compressas de gelo
A aplicação de gelo no local pode ajudar a reduzir a dor e restabelecer a mobilidade do joelho. Essas compressas devem ser aplicadas por até 15 minutos de duas a três vezes por dia, sendo recomendadas no caso de tendinites, entorse, pancadas e quedas.
Fisioterapia
A fisioterapia é muito benéfica no tratamento de diversas condições que afetam os joelhos. Através dessa abordagem o paciente poderá recuperar a sua mobilidade e garantir o fortalecimento da musculatura ao redor da articulação.
Infiltração
A viscossuplementação ou a infiltração articular podem ajudar a combater a dor através da ingestão de medicamentos específicos no local. Essa abordagem deve ser recomendada pelo profissional responsável pelo tratamento e realizada conforme necessário.
Além dessas recomendações, também é recomendado evitar permanecer longos períodos sentados ou de pé, utilizar calçados com amortecimento, realizar atividades físicas para fortalecer a musculatura, utilizar palmilhas especiais quando necessário e garantir a manutenção de um peso adequado.
Independentemente do caso, a orientação profissional é fator indispensável nesse processo. Somente o médico ortopedista poderá determinar as causas da dor no joelho e para cada condição.