O rompimento do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais recorrentes entre atletas profissionais, amadores ou recreativos. A prova disso é que frequentemente vemos na mídia jogadores de futebol que sofreram esse tipo de lesão durante alguma partida ou treinamento, interrompendo a prática esportiva e causando um grande transtorno para o atleta.
Me siga no Instagram
Essa lesão pode ser muito impactante e prejudicar a realização de atividades físicas. EM casos mais graves, a lesão do ligamento cruzado anterior pode prejudicar a realização de atividades comuns do dia a dia, impactando a qualidade de vida e a mobilidade do paciente.
Esse trauma pode acontecer de diversas maneiras como através de mecanismo rotacional, hiperextensão do joelho ou movimento de frenagem brusca, que é bastante comum em esportes como corrida, futebol, vôlei, basquete, entre outros.
Quais os principais sintomas da lesão de ligamento cruzado anterior?
Dependendo do caso, o paciente pode sentir um incômodo durante a realização das suas atividades físicas, mas consegue prosseguir com a movimentação. Em outras situações, a movimentação pode ser muito dolorosa, fazendo com que o paciente precise interromper a prática esportiva.
Os principais sintomas dessa condição são:
Insegurança para realização de atividades;
Perda de força no membro afetado;
Inchaço no joelho;
Incapacidade de sustentação de carga pela pelo joelho;
Instabilidade;
Entre outros.
Esse ligamento é de extrema importância para estabilidade desta articulação e por esse motivo, lesões nessa estrutura podem causar um grande incômodo. Dante de algum desses sintomas, é essencial buscar ajuda de um médico especialista em joelho para que o quadro seja avaliado e o melhor tratamento seja prescrito de acordo com a lesão.
Para isso, o médico irá realizar uma avaliação clínica do paciente e solicitar a realização de exames complementares, como a ressonância magnética. Esse exame consegue avaliar os ligamentos, cartilagens, meniscos e demais estruturas que também podem ter sido lesionados na articulação.
Também podem ser realizados testes específicos no joelho, como o teste de Lachman, teste de gaveta anterior e teste de Pivot shift. Feita a coleta de informações, o médico consegue estabelecer o diagnóstico preciso da lesão e a partir daí determinar qual o melhor tratamento para o quadro.
Via de regra, o rompimento do ligamento cruzado anterior é tratado com a reconstrução através de um procedimento cirúrgico.