A pata de ganso é um conjunto de tendões que se encontram após saírem da região do quadril e se inserirem na porção interna do joelho. Esse conjunto de músculos contribui para movimentos muito importantes dessa articulação, como a rotação interna e a flexão. A tendinite da pata de ganso é um processo inflamatório que atinge esses músculos, causando dor e outros sintomas.
Me siga no Instagram
A principal causa da tendinite da pata de ganso (e de outros tipos de tendinite) está na qualidade do movimento realizado pelos músculos. A contração excêntrica é um movimento realizado pelos músculos da parte de trás da coxa, e quando esse movimento não é realizado corretamente o tendão dessa região pode apresentar inflamação e degeneração.
Juntamente com os tendões responsáveis por este grupo, também existem bursas na região que sofrem com processo inflamatório. Por essa razão, é muito comum que pacientes que apresentam tendinite da pata de ganso também apresentem bursite.
Em alguns casos, o corpo exige mais dos tendões para manter a qualidade dos movimentos e uma postura adequada, como no caso de pessoas que estão acima do peso, sofreram traumas nessa região ou apresentam um joelho valgo.
Quais são os fatores de riscos e causas
Como vimos acima, a tendinite da pata de ganso pode estar relacionada ao esforço repetitivo ou sobrecarga da região, sendo extremamente comum entre pessoas que praticam corrida.
Isso acontece pois, durante o movimento de flexão realizado durante a corrida, a musculatura da região pode sofrer uma sobrecarga que afeta os tendões, desencadeando um processo inflamatório. Essa lesão se torna ainda mais comum quando o paciente apresenta erros de biomecânica durante a prática de corrida.
Leia mais: Meu joelho dói ao agachar, o que pode ser?
A tendinite da pata de ganso se apresenta em três fases distintas relacionadas com a gravidade e o grau de comprometimento:
- Fase aguda: nessa fase o paciente apresenta inchaço na articulação e dor intensa, apresentando um prognóstico positivo para o tratamento.
- Fase sub aguda: nesse caso articulação já apresenta a formação de tecido cicatricial, formado por colágeno do tipo 3.
- Fase crônica: nessa fase o colágeno do tipo 3 é substituído pelo colágeno do tipo 1, apresentando um maior comprometimento.
Quais são os sintomas da tendinite da pata de ganso?
O paciente com tendinite da pata de ganso pode relatar diversos sintomas, como:
- Dor na parte interna do joelho que pode apresentar piora ao realizar o movimento de rotação interna;
- Inchaço;
- Crepitação;
- Dificuldade em sustentar o peso do corpo com o membro afetado;
- Fraqueza muscular.
É possível visualizar essa lesão através do ultrassom e uma vez diagnosticada ela apresenta uma boa possibilidade de tratamento. Levando em consideração que ela pode ser causada por distúrbios biomecânicos e possíveis fraquezas musculares, o tratamento costuma envolver além dos medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, um processo de fortalecimento para melhorar a qualidade do movimento.
Leia mais: Sintomas e tratamento da síndrome da dor patelofemoral
É muito importante que o paciente que sofre com a tendinite da pata de ganso invista na sua resistência muscular e garanta um fortalecimento adequado. Para melhorar o tratamento, o médico pode realizar a infiltração de medicamentos anti-inflamatórios são afetada.