Me siga no Instagram
Quais são as causas de falseio no joelho?
Vejamos a seguir os principais motivos que podem fazer com que o nosso joelho apresente instabilidade:
Lesões no joelho: boa parte dos casos de onde o paciente relata a sensação de falseio no joelho é por conta de lesões nessa articulação, como a ruptura de menisco, lesões de LCA (ligamento cruzado anterior) entre outras. Além da sensação de falseio, o paciente também pode sentir dor e apresentar inchaço na região. Por se tratar de um sintoma correspondente a uma lesão, geralmente após o tratamento a sensação de falseio desaparece.
Problemas nos nervos: um dos principais nervos da nossa perna é o nervo femoral. Quando esse nervo apresenta uma disfunção conhecida como neuropatia femoral, o paciente pode sentir fraqueza nos joelhos e dificuldade para se movimentar. Além disso, ele também pode apresentar dor, queimação, formigamento ou dormência na perna ou nas coxas. Essa condição pode ser causada pelo uso de determinados medicamentos, artrose, diabetes, fibromialgia ou consumo de álcool.
Síndrome da plica sinovial: essa condição é causada por um processo inflamatório na plica sinovial, que é uma espécie de dobra presente na membrana responsável por cobrir a articulação. O paciente pode apresentar sensação de falseio no joelho, barulho ou estalo ao se movimentar, dor e sensação dolorosa na região da patela.
Artrite: muitas vezes a sensação de falseio está relacionada à artrite, que é uma inflamação das articulações. Mais comum na osteoartrite e na artrite reumatoide, a sensação de falseio pode vir acompanhada pela rigidez, sensação de bloqueio, dor ou ruído de trituração ao dobrar o joelho.
Em todo caso, é essencial buscar a ajuda de um médico especialista que irá realizar o diagnóstico correto e a partir daí, prescrever o tratamento ideal para o caso. Com isso, o paciente pode recuperar a sua mobilidade e a sua qualidade de vida.