A patela (ou rótula) é uma estrutura que faz parte do joelho, e é uma das articulações mais importantes do nosso corpo. A dor abaixo da patela ao correr é um sintoma comum, e pode estar relacionado a algumas condições ortopédicas. Essa dor está relacionada à sobrecarga sofrida pela articulação, sendo mais evidente ao realizar determinados movimentos como subir e descer escadas, correr, descer ladeiras íngremes, levantar após um agachamento,etc.
Me siga no Instagram
Quando não relacionada a sobrecarga, esses sintomas podem ser indicativos de alguma doença que acomete o joelho, como tendinite patelar, bursite, síndrome da dor patelofemoral, entre outros. Veja a seguir como cada uma dessas doenças pode causar dor abaixo da patela ao correr:
Tendinite patelar
A tendinite patelar é causada pela sobrecarga e um processo inflamatório do tendão patelar. Esportes de impacto como o atletismo, corrida de rua, basquete e dança, acabam causando uma maior sobrecarga nessa estrutura, e por consequência, o endurecimento do tendão.
Também conhecida como joelho de saltador, a tendinite patelar causa dor intensa e dificuldade de mobilidade. O tratamento inclui o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, repouso, e em alguns casos, infiltração articular.
Doença de osgood Schlatter
Essa doença também é uma das causas de dor abaixo da patela ao correr, consistindo em uma irritação do tendão patelar. Apesar de não apresentar uma causa específica, essa condição é mais comum entre pessoas do sexo masculino entre 10 e 14 anos. O tratamento envolve medicamentos anti-inflamatórios para alívio dos sintomas e imobilização temporária do membro afetado.
Síndrome da dor femoropatelar
Essa é uma das condições mais comuns que afetam a região anterior do joelho e não possui uma causa específica. Geralmente pacientes que sofrem com a síndrome da dor femoropatelar relatam a piora dos sintomas ao se movimentar após longos períodos de repouso, e também ao subir e descer escadas e ao realizar atividades físicas.
Bursite do joelho
A bursite consiste na inflamação em uma ou mais bursas que ficam localizadas no joelho.
Quando sofrem um processo de sobrecarga, essas estruturas podem sofrer um processo inflamatório que causa dor no joelho. Essa condição pode ser causada por impactos, quedas ou acidentes, resultando em dor e inchaço da rótula. O desconforto é maior com a movimentação do joelho e melhora quando em repouso.
Como evitar dor abaixo da patela?
Para evitar sofrer com esses sintomas, é muito importante que algumas medidas de prevenção sejam adotadas, como:
- Realizar o alongamento muscular antes e depois de iniciar qualquer atividade física ou Esporte;
- Realizar o aquecimento antes das atividades;
- Realizar mudanças de intensidade nos treinamentos de forma gradativa para evitar a sobrecarga das articulações;
- Respeite o tempo de repouso entre as atividades para que o corpo consiga se regenerar da forma correta;
- Utilize calçados com bom amortecimento para aliviar a pressão sofrida durante os impactos.
Como a dor abaixo da patela não tem uma causa específica, é necessário buscar ajuda de um médico especialista para avaliar o quadro e realizar o diagnóstico correto.