Dependendo da sua rotina e das atividades que você exerce no dia a dia, a dor no joelho pode ser um sintoma bastante comum e afetar pessoas de todos os sexos e idades. Esse desconforto pode se apresentar de maneira repentina ou após realizar algum movimento ou atividade específica.
Me siga no Instagram
Entretanto, por se tratar de um sintoma comum, a dor pode estar associada a lesões de diversos tipos, sendo necessário contar com uma avaliação médica adequada para conseguir diagnosticar e tratar esta condição da melhor forma possível.
Dependendo do problema que está causando a dor no joelho, o tratamento pode ser rápido ou necessitar de uma intervenção cirúrgica. Para te ajudar, separamos as principais causas de dor e qual a melhor abordagem para resolver o problema.
Quais as principais causas de dor no joelho
Podendo ser desencadeada após um impacto ou por conta do envelhecimento das suas estruturas, a dor pode ter inúmeras causas, sendo as principais:
Condromalácia patelar: desencadeada pelo esforço repetitivo ou sobrecarga sofrida na articulação, a condromalácia patelar é uma das causas mais comuns de dor no joelho. o tratamento dessa condição costuma ser conservador e inclui medicamentos para controle da dor e inflamação, infiltração articular e fisioterapia.
Rompimento de menisco : os meniscos são estruturas cartilaginosas que contribuem para a absorção do impacto e são das estruturas do joelho. Por serem muito delicadas, elas estão altamente sujeitas a sofrerem lesões que causam dor intensa no joelho.
Lesões ligamentares: os nossos joelhos contam com ligamentos que proporcionam estabilidade e permitem a execução de movimentos de extensão e flexão. as lesões ligamentares acabam causando dor intensa no joelho e prejudicam a mobilidade e estabilidade desta articulação.
Outras causas bastante comuns de dor no joelho são:
- Entorse de joelho;
- Tendinite;
- Bursite;
- Doenças reumáticas;
- Infecções;
- Entre outros.
Além dessas causas, a dor pode estar associada a lesões traumáticas. Esse tipo de lesão geralmente afeta um dos ligamentos ou os meniscos presentes no joelho, que são responsáveis pelo amortecimento e redução de impacto entre as estruturas da articulação.
Aliados a dor, existem outros sintomas que também podem afetar esta articulação e contribuir para um diagnóstico mais preciso, como:
- Inchaço;
- Sensação de Falseio,
- Crepitação;
- Dificuldade para caminhar;
- Deformidade;
- Rigidez;
- Entre outros.
É muito importante que o médico avalie a capacidade de movimentação do joelho e o histórico do paciente a fim de determinar possíveis causas de dor. Para contribuir para este diagnóstico, pode ser necessário realizar exames de imagem complementares, como é o caso da radiografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
Diante dos sintomas que afetam o joelho é muito importante buscar ajuda de um médico ortopedista da sua confiança para que seja feito uma avaliação completa e o tratamento seja iniciado. A abordagem a ser implementada vai depender da condição que está afetando o seu joelho e da gravidade da lesão, podendo incluir um tratamento conservador ou uma intervenção cirúrgica.