Torci o joelho no futebol, preciso ir ao médico?

Por se tratar de um esporte de alto impacto, o futebol está altamente sujeito ao desenvolvimento de diversos tipos de lesão. Uma das lesões mais comuns nesse esporte é a torção de joelho, que pode prejudicar o bom andamento da prática esportiva e até mesmo impedir que o atleta continue mantendo as suas atividades. Torci o joelho no futebol, e agora?

 

É claro que diante de uma lesão desse tipo, existe uma grande preocupação quanto a possibilidade de retomar a prática esportiva e garantir uma total recuperação. Por essa razão, é muito importante buscar ajuda de um médico especialista para iniciar o tratamento o quanto antes e garantir os melhores resultados.

 

Torci o joelho: qual a estrutura que foi lesionada?

 

A torção de joelho geralmente está relacionada com uma lesão nos ligamentos dessa articulação. Por se tratar de uma estrutura altamente complexa, o joelho conta com diversos ligamentos para conseguir manter a sua mobilidade e realizar todos os movimentos necessários para nossa rotina.

 

Os principais ligamentos do joelhos são:

 

 

Dentre essas quatro estruturas, o ligamento mais lesionado é o ligamento cruzado anterior. A sua lesão acontece por conta de um excesso de estiramento da estrutura, causado por um movimento de torção além da capacidade da articulação. No futebol, essa lesão acontece quando os pés permanecem plantados de um lado mais o joelho acaba rotacionado e na outra direção.

 

Em segundo lugar, o ligamento cruzado posterior acontece diante de um impacto direto na articulação, seja durante uma partida de futebol ou um acidente. No caso do ligamento medial colateral a lesão acontece quando o joelho é deslocado para a parte de dentro fazendo com que a estrutura se danifique.

 

As lesões ligamentares são classificadas de acordo com a sua gravidade, sendo:

 

  • Grau 1, quando ocorre um entorse com leve dano às estruturas ligamentares;
  • Grau 2, quando o ligamento apresenta uma ruptura parcial;
  • Grau 3, quando há a ruptura total do ligamento desencadeando a instabilidade.

 

Esse tipo de lesão costuma ser notada imediatamente principalmente por conta da dor. Dois está lido o paciente também pode relatar inchaço e hematomas na articulação lesionada e dependendo da gravidade da lesão também pode ocorrer dificuldades para sustentar o peso do corpo com o membro afetado.

 

Nos casos mais leves, o paciente continua mantendo a realização das suas atividades, mas relata instabilidade e dor recorrente. É muito importante que o tratamento seja iniciado imediatamente para evitar que novas lesões aconteçam aos tecidos adjacentes, como é o caso das rupturas meniscais e as lesões cartilaginosas.

 

Leia também: Lesão de menisco jogando futebol: quais os sintomas?

 

Qual o tratamento para lesão ligamentar do joelho?

 

Antes de determinar qual a melhor abordagem a ser implementada, o médico deve realizar uma avaliação do quadro para determinar-se a presença de inchaço, rigidez ou sensibilidade. Esse diagnóstico vai ajudar a determinar o melhor tratamento e garantir que o paciente tenha uma total recuperação.

 

A escolha da abordagem vai levar em consideração todos os aspectos e do quadro do paciente sendo que na maioria dos casos o tratamento pode ser conservador. A abordagem conservadora pode incluir:

 

  • Aplicação de compressas de gelo;
  • Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Utilização de órtese para proteger a articulação;
  • Fisioterapia.

 

Nos casos mais graves o paciente pode ser submetido ao tratamento cirúrgico, principalmente quando há uma ruptura total do ligamento. Essa cirurgia também pode ser recomendada nos casos onde o paciente precisa retomar a prática esportiva o quanto antes.

 

Para garantir que o tratamento ideal seja iniciado, é imprescindível buscar ajuda de um médico de confiança. Esse profissional vai conseguir avaliar o seu quadro e garantir que o tratamento ideal seja iniciado o quanto antes.

 

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?