Os principais sintomas da osteonecrose são:
- Dor no joelho na parte interna que pode ou não estar relacionada a um trauma;
- Inchaço localizado;
- Incapacidade de sustentar o peso com um membro afetado;
- Dor ao toque.
Essa condição pode acontecer de maneira espontânea, mas está relacionada a alguns fatores de risco, como:
Me siga no Instagram
- Trauma na região;
- Utilização de medicamentos corticoides;
- Anemia falciforme, lúpus, Artrite reumatoide HIV;
- Pacientes que receberam transplante;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Para um diagnóstico preciso, além da avaliação dos sintomas e do histórico do paciente, o médico pode solicitar alguns exames complementares para uma avaliação mais precisa como a radiografia, ressonância magnética e a cintilografia óssea.
Como é o tratamento da osteonecrose do joelho ?
O tratamento da osteonecrose do joelho pode ser dividido em duas abordagens distintas,que são:
Abordagem não-cirúrgica:
a abordagem não-cirúrgica é indicada para quadros onde a área afetada pela osteonecrose é pequena. Nesse caso, o médico pode recomendar a utilização de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides, repouso, utilização de muletas para evitar a sobrecarga do membro afetado, exercícios de fortalecimento e manutenção do arco do movimento, adaptação das atividades para evitar a dor, entre outras medidas.
Abordagem cirúrgica:
esse tratamento é implementado quando há uma grande superfície comprometida ou quando o tratamento conservador não conseguiu entregar os resultados esperados. Esse tratamento pode ser feito de diferentes formas, a depender da necessidade do paciente e da recomendação do médico responsável.
Saiba mais: Tratamento conservador para artrose no joelho
É muito importante que, diante dos sintomas, o paciente busque ajuda de um médico especialista o quanto antes. O tratamento da osteonecrose do joelho deve ser iniciado para evitar a piora na condição e o comprometimento da estrutura do joelho.