Sintomas e tratamento da bursite do joelho

A bursite no joelho consiste em um processo inflamatório de uma das bursas que se localiza ao redor desta articulação. As bursas são bolsas cheias de fluido que ajudam a amenizar o atrito sofrido entre as estruturas, permitindo que a articulação consiga se movimentar da maneira adequada.

Ainda que qualquer uma das bolsas localizadas no joelho possa sofrer com este processo inflamatório, a bursite do joelho costuma cometer com mais frequência a patela ou a porção interna desta articulação.  Dependendo do grau de inflamação, o paciente pode sentir bastante dor e apresentar dificuldades para realizar determinados movimentos.

Causas da Bursite no joelho

As causas da bursite no joelho podem ser as seguintes:

Impactos repetitivos no joelho:

Quando essa bolsa sofre muita pressão durante certos movimentos, ela pode iniciar uma produção excessiva de fluídos para uma maior eficiência na proteção do joelho. Com isso, o joelho passa apresentar inchaço e dor.

Tensão muscular:

O excesso de tensão apresentado por um músculo pode fazer com que a bursa seja comprimida para baixo, iniciando um processo inflamatório.

Fricção repetitiva:

Alguns esportes, como o basquete ou o futebol, ou atividades físicas que envolvam chutes e saltos, podem sobrecarregar as bursas causando irritação e desencadeando um processo inflamatório.

Lesões na articulação:

Impactos diretos no joelho podem atingir a bursa e fazer com que ela apresente uma inflamação.

Tipos de bursite no joelho

Uma vez que existem aproximadamente 11 bursas na articulação do joelho, também existem tipos diferentes de bursite, como veremos a seguir:

Bursite pré-patelar

Essa bursa fica localizada na região frontal da patela e quando inflamada causa dor e inchaço no joelho. Esse tipo de bursite é mais comum entre pessoas que precisam permanecer de joelhos por um longo período de tempo.

Bursite anserina

Neste caso, a estrutura fica localizada na parte interna da articulação entre os tendões do músculo e o ligamento colateral medial. Esse tipo de bursite é mais comum entre corredores.

Bursite semimembranosa

Essa bursite também é conhecida como cisto de Baker ou cisto poplíteo, e costuma ser causada por artrite ou lesões recorrentes nesta região.

Bursite infrapatelar

Neste caso, a bursa afetada é a infrapatelar superficial ou a infra patelar profunda. Em ambos os casos a região acometida é a região abaixo da patela.

Bursite iliotibial

Nesse caso,a bursite no joelho ocorre na porção externa do joelho, entre a tíbia externa e a banda iliotibial.

Os sintomas mais comuns de bursite do joelho são:

  • Dor no joelho localizada de acordo com a bursa que foi afetada;
  • Inchaço localizado;
  • Limitação da mobilidade do joelho;
  • Sensibilidade na região.

Diante destes sintomas, é necessário buscar a avaliação do médico ortopedista de confiança, que irá avaliar o histórico, realizar o exame físico do joelho afetado e solicitar alguns exames de imagem para um diagnóstico preciso. Em alguns casos, o médico pode realizar uma punção no local para realizar testes para identificar infecções ou gota.

O tratamento da bursite do joelho depende de qual a bursa que foi lesionada, mas em geral ele envolve:

  • Repouso;
  • Aplicação de gelo;
  • Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Exercícios de fortalecimento;
  • Intervenção cirúrgica nos casos onde a abordagem conservadora não entregou os resultados.
Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?