Além de serem bastante comuns, as lesões de meniscos são bastante dolorosas e podem impactar muito a rotina do paciente. Sintomas de lesão de menisco incluem, além da dor desencadeada, instabilidade, estalos, travamentos, problemas para realizar atividades físicas e até mesmo dificuldades para caminhar.
Me siga no Instagram
Embora muitas lesões meniscais não apresentam sintomas, as que apresentam podem impactar muito o dia-a-dia desse paciente, sendo fundamental contar com o diagnóstico de um profissional qualificado.
O que são os meniscos?
Os meniscos são estruturas formadas por fibrocartilagem que estão localizadas na porção interna do joelho. A sua principal função é distribuir a força e absorver impactos, além de exercerem um papel fundamental na estabilidade dessa articulação.
Nossos joelhos contam com dois meniscos, um localizado no lado de dentro do joelho, sendo um menisco medial, e outro localizado na porção de fora o menisco lateral. Dado o seu formato e fisiologia, os meniscos conseguem equilibrar a incongruência entre o fêmur e a tíbia ajudando a criar uma maior área para uma efetiva distribuição de impacto.
Sintomas de lesão de menisco: Como as lesões de menisco ocorrem?
Por serem lesões extremamente comuns, as lesões meniscais podem ser classificadas de acordo com a sua causa:
- Lesões por trauma: são lesões agudas que são causadas por torção do joelho. Essas lesões também podem vir acompanhadas de outras lesões de origem traumática, como é o caso das fraturas ósseas e o rompimento do ligamento cruzado anterior.
- Lesões por desgaste: as razões por desgaste são desencadeadas pelo desgaste progressivo dessas estruturas, sendo acompanhada pelo desgaste de outros tecidos do joelho.
- Lesões por fadiga: as lesões por fadiga são causadas por forças repetitivas que ocorrem ao longo de um determinado tempo, resultado de um processo crônico de fadiga.
Além disso, existem algumas condições que também podem favorecer o desenvolvimento e a incidência de lesões meniscais, como é o caso da osteoartrite, lesão do ligamento cruzado anterior, joelho em valgo e em varo, obesidade, prática de esportes de alta intensidade, alterações anatômicas do formato do menisco, entre outros fatores.
Os principais sintomas das lesões meniscais são:
- Dor no joelho;
- Travamento da articulação;
- Estalos ao movimentar o joelho;
- Inchaço;
- Instabilidade.
Embora todos os sintomas de lesões meniscais sejam bastante incômodos, os sintomas mecânicos devem receber mais atenção. Isso porque a sensação de instabilidade, os estalos e o travamento são de grande relevância na escolha da abordagem terapêutica, considerando que a sua presença pode favorecer a necessidade de tratamento cirúrgico para as lesões.
Leia também: Sensação de areia no joelho, o que ela pode sinalizar?
Por esse motivo é muito importante que você busque ajuda de um médico da sua confiança para realizar uma avaliação clínica e exames complementares para determinar o diagnóstico.