Se você acompanha esportes, provavelmente já ouviu falar de lesão de ligamentos do joelho. Essas lesões são bastante comuns entre atletas e para estabelecer um tratamento específico para garantir uma completa recuperação e proporcionar um retorno ao esporte mais rápido.
Me siga no Instagram
Embora seja uma articulação muito importante e complexa, o nosso joelho não apresenta muita estabilidade óssea. Isso quer dizer que a sua estrutura estabilidade depende de um conjunto de ligamentos, sendo os mais importantes:
Ligamento Cruzado anterior: o ligamento cruzado anterior fica localizado na porção central do joelho, e pode ser lesionado em movimentos de torção que acontecem durante a prática de esportes. devido à sua importância necessidade de pronta a recuperação, o tratamento da lesão de lca pode ser, na maior parte dos casos, cirúrgico.
Ligamento cruzado posterior: também localizado na porção central do joelho, o ligamento cruzado posterior contribui para a estabilização desta articulação. Assim como na lesão de LCA, este ligamento pode ser lesionado durante esportes ou acidentes que envolvam impacto intenso no joelho.
Ligamento colateral medial: também conhecido como ligamento colateral tibial, esse ligamento é responsável pela estabilização da movimentação do joelho para dentro. Esse ligamento apresenta um excelente potencial de cicatrização e o seu tratamento geralmente é conservador. Entretanto, quando a lesão estiver associada a outros ligamentos pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica.
Ligamento colateral lateral: a lesão de ligamentos no joelho também pode afetar o ligamento colateral, responsável pela estabilização do joelho durante o movimento para fora. A lesão deste ligamento está geralmente associada com lesão em outros ligamentos laterais e necessita de intervenção cirúrgica.
Leia mais: Sintomas do rompimento do ligamento cruzado anterior
Como acontece a lesão de ligamentos do joelho
As lesões ligamentares de joelho ocorrem por conta de trauma que envolve o movimento de torção. Sendo muito comum durante a prática de esportes que envolvem movimentos bruscos e rotacionais do joelho, como futebol, handebol, esqui e artes marciais, essa lesão pode acontecer por conta de impactos diretos ou indiretos.
É muito importante estabelecer medidas para prevenir lesão de ligamentos no joelho, como:
- Estabelecer um um processo de treinamento com foco no condicionamento físico;
- Realizar aquecimento;
- Focar na qualidade dos movimentos realizados;
- Fortalecimento muscular;
- Entre outros.
As lesões de ligamentos no joelho são caracterizadas pelos seguintes sintomas:
- Dor no joelho localizada e intensa;
- Inchaço;
- Incapacidade de sustentação de carga;
- Problemas de mobilidade;
- Instabilidade;
- Travamento.
Diante desse tipo de lesão é necessário interromper a atividade que está sendo realizada imediatamente para evitar a piora do quadro. Após isso, é importante manter o membro afetado elevado e realizar a aplicação de compressas de gelo por 15 a 20 minutos.
O atendimento médico é imprescindível nos casos de lesão de ligamentos para que seja identificada a estrutura lesionada e seja implementado o tratamento ideal o quanto antes.
Nem todas as lesões de ligamentos no joelho precisam de intervenção cirúrgica para uma completa recuperação. Dependendo da gravidade do quadro, o médico pode implementar um tratamento conservador para que o paciente consiga se recuperar e retomar as suas atividades.