Síndrome da banda iliotibial, qual o tratamento mais indicado?

Também conhecida como joelho de corredor, a síndrome da banda iliotibial ou síndrome do trato e iliotibial é uma doença que afeta mais comumente os atletas. Ela afeta um tecido fibroso conhecido como banda iliotibial que atravessa a pelve até o osso da canela, finalizando abaixo do joelho.

Quando esse tecido se encontra muito tenso ou sofrendo com o atrito, é desencadeado o processo inflamatório que causa dor na altura do quadril ou do joelho. Por esse motivo, é comum que haja confusões quanto ao diagnóstico preciso da síndrome da banda iliotibial, visto que a dor pode se confundir com outros diagnósticos diferenciais.

Leia também: Dor abaixo da patela ao correr

O principal sintoma relatado pelos pacientes que sofrem com a síndrome da banda iliotibial é uma dor localizada na parte lateral do joelho ou do quadril, que tende a piorar com a realização de atividades físicas ou movimentos mais intensos. Por esse motivo, é muito importante buscar a ajuda de um médico especialista para realizar um diagnóstico correto e iniciar o tratamento o quanto antes, considerando que dependendo da intensidade dos sintomas o paciente pode ter a sua qualidade de vida prejudicada.

Leia também: Dor na lateral do joelho, quais as causas mais comuns?

Diagnóstico e tratamento da síndrome da banda iliotibial

O primeiro passo é procurar ajuda de um especialista para realizar um diagnóstico preciso da sua condição. Para isso, ele irá realizar um exame físico para localizar com mais precisão a origem da dor e avaliar os sintomas relatados pelo paciente.

Para um diagnóstico ainda mais assertivo, o médico também pode solicitar exames de imagem, como é o caso da ressonância magnética. Esse exame também vai ajudar a afastar possíveis diagnósticos diferenciais, como lesão meniscal, artrose entre outras.

Com diagnóstico em mãos, pode ser iniciado o tratamento para síndrome do trato iliotibial. Esse tratamento envolve a aplicação de algumas medidas, como:

  • Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Aplicação de bolsas de gelo no local;
  • Mudança no padrão das atividades realizadas;
  • Reabilitação para liberação do trato Iliotibial e fortalecimento da musculatura;
  • Entre outros.

Além disso, quando os medicamentos via oral não obtiverem os resultados esperados para o nível do sintomas, o médico também pode recomendar a infiltração. Nesse caso é feito a uma injeção de medicação anti-inflamatória no local da dor, garantindo resultados mais duradouros e efetivos.

É muito importante que, para prevenir essa condição, o atleta passe por treino de fortalecimento contínuo, além de estabelecer a Progressão de exercícios adequada e realizar alongamento diariamente.

Nos casos onde o tratamento conservador não consegue entregar os resultados esperados e o paciente ainda relata sintomas, pode ser indicada uma cirurgia de banda iliotibial. Essa cirurgia é indicada raramente, considerando que o tratamento conservador consegue lidar com a inflamação.

Essa intervenção cirúrgica costuma ser indicada para atletas que não obtiveram resultados no tratamento conservador em até 3 meses, e permanecem com sintomas por um período contínuo. A escolha do tratamento vai depender da avaliação do médico e do quadro do paciente.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?