O que pode causar inflamação nos ossos?

Também conhecida como osteomielite, a inflamação nos ossos é uma condição médica causada por uma bactéria que consome os tecidos presentes nos ossos. Inicialmente, essa doença causa dor que pode aumentar gradualmente, e bastante incômodo. Quando não tratada corretamente, a inflamação óssea pode causar complicações mais graves, como a degradação total dos ossos, deformidades, câncer ósseo, e até mesmo a morte.De forma simplificada, os ossos são invadidos por microorganismos nocivos (como as bactérias), que desencadeiam um processo inflamatório intenso. No caso da osteomielite hematogênica, a inflamação é causada por uma doença pré-existente, cujos microorganismos acabam migrando pela corrente sanguínea do paciente e afetam outros órgãos e tecidos, como é o caso dos ossos.

Esse tipo de inflamação óssea acontece mais comumente em crianças, e na maioria dos casos afeta os ossos mais longos, como o úmero, tíbia e fêmur.

Quais os sintomas dessa condição?

Na osteomielite (inflamação nos ossos), o paciente pode apresentar febre, dor na região afetada, vermelhidão e inchaço. Com o avanço da doença, o paciente também pode relatar dor ao se movimentar, perda de peso, e fadiga.

Quando a infecção é decorrente de processos infeciosos em tecidos adjacentes, a região ao redor do osso afetado pode ficar dolorida e inchada. Nos casos onde a infecção acontece ao redor de uma articulação, a dor pode ser persistente e intensa.

A falta de tratamento pode fazer com que essa infecção se torne crônica e de difícil recuperação, podendo ser até mesmo indetectável e assintomática por muito tempo. Confira esse artigo sobre os sintomas dessa condição nesse link.

Quais são as causas de infecção nos ossos?

Como vimos, a osteomielite é causada por agentes nocivos, como bactérias ( streptococos do grupo A, Salmonella e as Pseudomonas). Dentre os principais fatores de risco para o surgimento dessa condição estão:

• Uso de cateteres;
• Problemas na circulação;
• Problemas no sistema imunológico;
• Longos períodos de internação;
• Mobilidade comprometida;
• Entre outros.

Para determinar o diagnostico correto, o médico pode solicitar a realização de exames a fim de identificar possíveis processos inflamatórios, como o exame de sangue (hemograma), ressonância magnética, tomografia computadorizada e cintilografia. Aliado ao exame físico realizado no consultório, o medico consegue determinar a localização e a gravidade da infecção óssea.

Uma vez estabelecido o diagnostico, o médico pode prescrever o melhor tratamento para eliminar o processo infeccioso. Na maior parte do casos, o médico pode recomendar a drenagem do pus no local inflamado (com a sedação do paciente), e caso haja pus dentro do osso afetado, pode ser necessário realizar perfurações que possibilitem a drenagem total do material bacteriano e de possíveis tecidos necrosados.

Aliado à esse procedimento, o paciente também deve realizar a terapia medicamentosa, que inclui antibióticos e medicamentos para dor. Dependendo da evolução do paciente, o tratamento pode ser continuado a nível ambulatorial. Em geral, o tratamento pode levar de 4 a 6 semanas.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?