Joelho inchado e doendo, o que pode estar acontecendo?

O inchaço no joelho é um sintoma que não deve ser ignorado, considerando que ele pode ser causado por condições graves. Por esse motivo, se você está sofrendo com joelho inchado e doendo é necessário buscar ajuda de ortopedista da sua confiança para realizar uma avaliação.

Por se tratar de um sintoma com muitas causas o joelho inchado por si só não é indicativo de nenhuma doença específica. É necessário, inclusive, avaliar o momento ou a forma que esse inchaço surgiu. Por exemplo:

  • Inchaço após contusão: o inchaço nesse caso pode ser causado pela presença de sangue em excesso na articulação, com chance de ruptura de meniscos ou do ligamento cruzado anterior.
  • Inchaço após atividade física: esse inchaço também pode estar relacionado a uma lesão cartilaginosa como artrose ou a condromalácia, ou também por irritação de estruturas presentes dentro da articulação como é o caso da plica sinovial.
  • Inchaço súbito após consumo de determinados alimentos: o inchaço no joelho que surge após o consumo de carne vermelha, frutos do mar e até mesmo consumo de álcool pode estar relacionado com uma gota, sendo necessário buscar um médico especialista.
  • Inchaço Sem Causa aparente: nesse caso, se o quadro estiver relacionado a inchaço em outras estruturas e articulações do corpo, pode ser necessário contar com a ajuda de um médico reumatologista. 

Também é necessário avaliar a presença de algum outro sintomas relevantes, como vermelhidão, aumento da temperatura na região, presença de febre, caroços endurecidos abaixo, joelhos inchados em crianças, entre outros fatores. Nesses casos, a avaliação médica é urgente e deve ser estabelecida o quanto antes.

As principais causas de inchaço no joelho são:

Entorse

A torção de joelho é um tipo de lesão bastante comum entre atletas profissionais e amadores, causando dor e inchaço no joelho. Esse tipo de lesão é ainda mais comum em esportes que envolvem saltos, giros e desaceleração brusca, como é o caso do basquete, futebol e vôlei. A entorse também pode ser acompanhada de outras lesões, como a luxação patelar, ruptura ligamentar e lesões meniscais.

Sobrecarga

As lesões por sobrecarga articular também podem causar dor e inchaço no joelho, sendo desencadeada pelo uso excessivo da articulação. A fraqueza muscular e a falta de condicionamento físico podem favorecer esse tipo de lesão, causando um processo inflamatório na membrana sinovial.

Artrose

A artrose de joelho é uma doença que pode ser causada por um processo de degradação natural das articulações, causando dor e desconforto. Além disso, o paciente com artrose também pode relatar inchaço nas articulações afetadas, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida.

Bursite

As bursas são bolsas que ajudam a distribuir a carga e o atrito entre as estruturas presentes no joelho, e estão sujeitas à inflamação. Esse processo inflamatório faz com que a quantidade de líquido que está presente no interior dessas bolsas aumente, causando dor e inchaço.

O que fazer nos casos de joelho inchado?

Como dissemos anteriormente, como existem inúmeras causas para o inchaço no joelho, a avaliação do médico deve ser fundamental nesse processo. O médico ortopedista irá avaliar através de um exame clínico e solicitar exames complementares para determinar qual a causa deste sintoma.

Com base nos resultados, o profissional poderá estabelecer um tratamento assertivo que ajuda a se recuperar e evitar a piora de sintomas, ajudando o paciente também a recuperar a sua qualidade de vida e a sua mobilidade.

Se esse inchaço estiver associado a um quadro de dor, a avaliação profissional terá como foco estabelecer um diagnóstico preciso e início do tratamento para alívio dos sintomas.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?