Joelho dói ao dobrar

O joelho é uma das articulações mais importantes do nosso corpo e é responsável pela realização de diversos movimentos durante o nosso dia a dia, como a flexão. A flexão de joelho é necessária para que consigamos agachar, sentar e subir escadas, mas se o seu joelho dói ao dobrar, é necessário buscar ajuda médica para uma investigação aprofundada.

 

Por se tratar de uma estrutura bastante complexa, muitas são as causas que fazem o joelho doer ao flexionar. Essa valiosa articulação suporta o peso corporal e é fundamental para a maior parte dos movimentos da parte inferior do nosso corpo. Porém, assim como outras estruturas, o joelho é muito suscetível ao desgaste e lesões.

 

Se o joelho dói ao dobrar, é necessário determinar se o problema está sendo causado por ligamentos, tendões, ossos ou músculos. As principais condições que podem desencadear dor no membro ao flexionar são:

 

Tendinite patelar

 

A Tendinite patelar é um processo inflamatório que atinge o tendão que conecta a tíbia à rótula e pode ser causado estresse repetitivo. Por essa razão, a tendinite patelar é bastante comum entre atletas que praticam esportes que envolvem saltos, como é o caso do vôlei, handebol e basquete. Devido à execução repetitiva desses movimentos, o tendão patelar acaba inflamado e enfraquecido, fazendo com que o paciente sinta dor ao flexionar.

 

Osteoartrite

 

Também conhecida como artrose no joelho, a osteoartrite é um processo degenerativo da cartilagem e do tecido fibroso conjuntivo do joelho, podendo ser causada por obesidade, envelhecimento das estruturas, atividades de alto impacto, cirurgias ou genética.

 

Tendinite do quadríceps 

 

O tendão do quadríceps é responsável por conectar o músculo do quadríceps à patela que fica localizada no joelho. Essas estruturas contribuem para movimentos como subir escadas, saltar ou caminhar. A tendinite do quadríceps pode ser desencadeada por exercícios e movimentos repetitivos, sendo muito comum entre atletas. Esse processo inflamatório acaba causando dor ao dobrar o membro.

 

Síndrome patelo-femoral

 

O principal sintoma da síndrome patelo-femoral é uma dor intensa na parte frontal do joelho e ao redor. Assim como nos casos anteriores, essa doença também pode ser causada pelo uso excessivo da articulação ou traumas sofridos no membro.

 

Síndrome da banda iliotibial

 

Causada por um processo inflamatório desencadeado pelo excesso de atividades físicas, a síndrome da banda iliotibial é extremamente comum entre praticantes de corrida e também pode causar dor ao joelho ao flexionar.

 

Cisto de Baker

 

O cisto de Baker consiste em uma protuberância ou caroço que causa dor no joelho ao flexionar esta articulação. Esse problema pode ser causado por artrite, lesões cartilaginosas ou outro problema que afete diretamente a articulação. Embora não possa se agravar , o cisto de Baker causa dor e incômodo na parte posterior do joelho ao dobrar.

 

Bursite no joelho

 

A bursite é uma inflamação na bursa, que consiste em uma bolsa de líquido cujo objetivo é reduzir o atrito e absorver o impacto da articulação. A inflamação pode ser causada por impactos e causa dor ao dobrar o joelho.

 

Meu joelho dói ao dobrar, o que devo fazer?

 

É muito importante que o paciente que sente dor ao dobrar o joelho se mantenha atento a presença de outros sintomas relacionados, como:

 

  • Dor crônica;
  • Fraqueza;
  • Inchaço;
  • Estalidos;
  • Febre;
  • Dificuldade de se movimentar.

 

O tratamento vai depender da condição que está fazendo com que o seu joelho doa ao flexionar, e por esse motivo é necessário buscar ajuda médica para realizar um diagnóstico preciso.

 

Além da avaliação clínica, o médico também poderá solicitar alguns exames complementares para verificar quais as causas da dor e a partir daí estabelecer o melhor tratamento. O mais importante é que você procure um médico assim que os sintomas surgirem para evitar o agravamento da doença e a piora da sua condição.

 

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?