Você já teve problema com inchaço no joelho? Esse sintoma pode ser um reflexo de inúmeras condições que afetam essa importante articulação, e por essa razão é necessário buscar ajuda médica para verificar o problema. Se o seu joelho amanheceu inchado, veja a seguir algumas informações que preparamos sobre esse incômodo sintoma.
Me siga no Instagram
O joelho é uma das articulações mais importantes do nosso corpo e é composto por diversas estruturas que podem sofrer lesões e desgaste com o decorrer do tempo. O inchaço é um sintoma comum a diversos problemas que afetam essa articulação, veja a seguir as principais causas de inchaço no joelho:
Torção ou entorse
A torção de joelho é muito comum entre praticantes de esportes e atividades físicas e pode ser bastante dolorosa. Atletas que praticam esportes que envolvem giros, saltos e desaceleração brusca, como futebol, basquete e vôlei, acabam sendo bastante suscetíveis a esse tipo de lesão.
A entorse de joelho pode causar ruptura de ligamentos, danos aos meniscos e luxação patelar. Ao sofrer desse tipo de lesão, além do inchaço no joelho, o paciente também pode relatar dor e dificuldade para se movimentar.
Sobrecarga
A sobrecarga é um dos principais motivos de inchaço nesta articulação e é bastante comum entre praticantes de esportes de alto impacto e atividades físicas intensas. A falta de condicionamento físico também favorece a incidência dessa lesão e causa danos às estruturas do joelho.
A sobrecarga articular desencadeia um processo inflamatório na membrana sinovial e resulta em dor, inchaço e desconforto.
Bursite de joelho
Como dissemos, o joelho é uma articulação valiosa e altamente complexa. Além das demais estruturas, o joelho conta com 11 bursas para reduzir o atrito entre as estruturas, e essas bolsas podem inflamar e causar dor e outros sintomas.
Durante o processo inflamatório, o líquido presente no interior dessas bolsas acaba aumentando significativamente e resultando no inchaço do joelho, acompanhado de sensibilidade e dor localizada.
Artrose no joelho
A artrose pode ser causada pelo desgaste natural das articulações do joelho, fazendo com que o paciente sinta dor e desconforto. Aliado a esses sintomas, o paciente com artrose também apresenta inchaço, rigidez e problemas para realizar os movimentos.
Condropatia patelar
Também conhecida como condromalácia patelar, a condropatia patelar é uma das maiores causadoras de dor no joelho. O inchaço também é um sintoma comum a essa condição, acompanhado de ardência e desconforto. O diagnóstico da condropatia patelar pode ser realizado através da avaliação física e exames de imagem complementares, como a radiografia, tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
Lesões meniscais
Os meniscos são estruturas que contribuem para o amortecimento e estabilidade do joelho. Seja por traumas ou envelhecimento natural, o menisco está propenso a sofrer lesões e causar dor e inchaço no joelho.
Pacientes que sofreram lesões meniscais também apresentam instabilidade, rigidez mas para se movimentar. O diagnóstico desse tipo de lesão é feito através de avaliação clínica e exames de imagem.
Fratura por estresse
Se o seu joelho amanheceu inchado repentinamente, pode ser possível que você tenha sofrido uma fratura por estresse. Esse tipo de fratura consiste em micro lesões causadas pelo esforço ou movimentos repetitivos , sendo muito comum entre atletas profissionais e amadores. Como não se trata de uma fratura aguda, ela pode ocorrer de maneira gradual e piorar com o tempo ao realizar movimentos com o joelho.
Amanheci com o joelho inchado: o que devo fazer?
Como vimos , são muitas as condições que podem causar um inchaço no joelho e prejudicar a mobilidade do paciente. diante desse sintoma, o mais importante passo é buscar ajuda médica para uma avaliação precisa.
Dependendo da condição que está afetando o seu joelho e causando inchaço, pode ser necessário estabelecer um tratamento específico. Por essa razão, a automedicação não é recomendada.
Existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar a dor no joelho, como:
- Realizar compressas de gelo por 15 a 20 minutos, sempre protegendo a pele;
- Repouso;
- Interrupção das atividades que causam dor.
Independentemente do caso, ainda que essas medidas sejam implementadas, é essencial buscar avaliação médica para um tratamento adequado.