Além de ser um problema muito incômodo, a dor no joelho também não é algo que deve ser considerado comum, assim como as crepitações. A dor no joelho ao descer escadas é muito comum e atinge várias pessoas ao redor do mundo. Por incomodar durante a realização de atividades rotineiras, esse tipo de dor pode prejudicar muito a qualidade de vida de uma pessoa.
Me siga no Instagram
O joelho é uma das maiores e mais importantes articulações do nosso corpo, e por conta da sua responsabilidade na sustentação de peso e na mobilidade, está muito vulnerável a diversos tipos de lesões. Para que possamos entender o impacto sofrido por essa articulação durante o dia a dia, imagine que, para realizar os movimentos, o joelho sustenta o peso do corpo multiplicado de 5 a 7 vezes. Dessa forma ele acaba sofrendo uma grande sobrecarga.
Geralmente, a dor no joelho ao descer escadas é um sintoma de um problema maior, ou seja, existe uma doença ou patologia que está causando essa dor.
Saiba mais: Lesões na cartilagem do joelho
O diagnóstico
Para conseguir determinar a causa de dor no joelho o médico precisa avaliar uma série de parâmetros, como:
- Intensidade da dor, que pode ser leve, moderada ou forte;
- Característica do dor;
- Localização da dor no joelho;
- A lateralidade;
- Qual o fator desencadeante;
- Tempo de evolução;
- E muitos outros aspectos.
Quais as causas de dor no joelho?
Por ser uma articulação complexa, existem muitas razões que podem causar a dor no joelho ao descer escadas, como:
Artrose do joelho
Essa é uma das causas mais comuns de dor nos joelhos. Por conta de alterações degenerativas na articulação, o paciente pode sofrer de dor ao realizar determinados movimentos e, em alguns casos, sentir crepitação articular (o famoso estalo no joelho).
Lesão do menisco
Essa dor é caracterizada por uma dor repentina interna no joelho quando ele é flexionado. Nesse caso, o paciente também pode sofrer com inchaço no joelho por conta do derrame intra-articular.
Entorse de joelho
As entorses de joelho são muito comuns, principalmente em praticantes de esporte. Ela caracteriza-se pela ruptura parcial ou total dos ligamentos do joelho.
Reumatismo
No caso do reumatismo paciente pode notar dor em uma ou mais articulações. O tratamento dessa condição é específico e deve ser mais abrangente.
A tendinite costuma se iniciar na zona de inserção do tendão, ou seja: mais frequentemente elas são lotadas na porção inferior da rótula. Essa condição é caracterizada por um processo inflamatório dos tendões dessa articulação.
As causas mais comuns de condromalácia incluem:
- O uso excessivo do joelhos;
- A progressão inadequada de exercícios;
- Desalinhamento da patela;
- Enfraquecimento dos músculos das coxas, panturrilhas e quadris;
- Lesão no joelho;
- Entre outros.
Nesse caso, o paciente sente uma dor dentro, ao redor ou ao lado da patela, principalmente ao descer as escadas ou realizar atividades em excesso. A dor também é notada quando o paciente passa muito tempo em uma posição sentada.
O tratamento da dor vai depender do diagnóstico do médico, que além de realizar a avaliação clínica do paciente, também pode solicitar a realização de alguns exames complementares. Dessa forma, ele poderá avaliar os danos às estruturas das articulação e o estado do joelho afetado.
É muito importante consultar um médico especialista da sua confiança, que consiga realizar essa avaliação completa e prescrever o melhor tratamento para a dor diagnosticada.