Dor no joelho ao descer escadas, o que pode ser?

Se você não sente ou sentiu dor no joelho ao descer escadas, provavelmente conhece alguém que sofre com essa condição. Essa é uma das queixas mais recorrentes dentro de um consultório de ortopedia e isso não é por acaso. Embora seja um problema bastante comum, a dor no joelho pode ter inúmeras causas e diversos tratamentos.

Os principais motivos que levam a dores nessa articulação são a sobrecarga, processos inflamatórios e lesões articulares. Isso não significa que a dor seja causada por apenas um motivo: muitas vezes, um processo de sobrecarga pode acabar gerando inflamações ou lesões na cartilagem, por exemplo.

Em alguns casos, a dor no joelho ao descer escadas pode ser causada por condições externas, como a dor neuropática, que é proveniente dos nervos, e a dor miofascial, que está relacionada aos músculos e fáscias da região do joelho. Por essa razão, é essencial buscar ajuda médica especializada para identificar as causas da dor e indicar o melhor tratamento para cada caso.

Para chegar a um diagnóstico, o médico ortopedista irá realizar uma avaliação clínica da articulação e solicitar alguns exames complementares. O tratamento pode variar de acordo com as causas, mas na maior parte das vezes envolve a redução da sobrecarga, tratamento das inflamações e possíveis lesões na região. A gravidade do problema também é um fator determinante na escolha do tratamento.

Quais são as causas mais comuns de dor no joelho ao descer escadas?

Sentir dor no joelho ao descer escadas pode ter diversas causas, como veremos a seguir:

Síndrome da dor patelofemoral: essa condição causa dor no joelho por conta da sobrecarga sofrida pela articulação, na região entre a patela e o fêmur. A dor piora com a realização de determinados movimentos, como ao realizar agachamentos e subir ou descer escadas.

Condropatia (condromalácia patelar): a condromalácia é um amolecimento da cartilagem do joelho. Durante o movimento de subir e descer escadas, a patela precisa deslizar por um trilho, chamado tróclea, fazendo com que essa cartilagem seja essencial para esses movimentos. Essa é a principal causa de dor no joelho, e está relacionada à dor patelofemoral.

Artrose ou osteoartrite: também causada pelo desgaste da cartilagem do joelho, essa condição acaba levando ao desgaste dos tecidos da articulação e à um processo inflamatório. A artrose é mais comum em idosos, mas também pode atingir pessoas mais jovens, principalmente quando houver alguma lesão prévia nessa articulação.

Lesões de Menisco: formados por fibrocartilagem, os meniscos são duas estruturas internas do joelho, responsáveis pela absorção e distribuição do impacto recebido pelo joelho. As lesões de menisco podem acontecer por conta de desgaste ou traumas (como acidentes ou impactos na região). Além da dor, o paciente também pode relatar estalos e travamento da articulação.

Fraturas de estresse: nem sempre uma fratura ocorre de maneira completa, causando dor imediata e impossibilitando a movimentação. Em alguns casos, essa fratura pode ser apenas um trincado que não é percebido imediatamente, causando dor progressiva na realização de alguns movimentos e durante a prática de atividades físicas. Esse tipo de lesão é bastante comum em atletas.

Fraturas de insuficiência do osso subcondral: diferentemente das fraturas por estresse, que ocorrem por conta de um impacto ou sobrecarga, esse tipo de lesão acontece quando o joelho já possui algum desgaste ou sofreu alguma lesão prévia. Elas acontecem em momentos de sobrecarga e causam dor intensa.

Síndrome do trato iliotibial: essa condição é mais comum em atletas de corrida e de ciclismo, e causa dor na face lateral do joelho.

Tendinite Patelar: se trata de um processo inflamatório que acontece no tendão que liga a patela com a tíbia. Esse tipo de lesão também é conhecido como joelho de saltador, e é bastante comum em atletas.

Doenças Inflamatórias (gota, artrite reumatoide): essas doenças são desencadeadas por um processo inflamatório nas articulações e podem ter causas distintas. No caso da artrite reumatoide, a inflamação ocorre por autoimunidade, e na gota, por conta da deposição de cristais na articulação. Independente do caso, é essencial buscar a ajuda de um especialista para avaliação, diagnóstico e tratamento.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?