A dor na parte de trás do joelho pode ser causada por diversos fatores, sendo necessário um diagnóstico preciso para que seja estabelecido o tratamento ideal. Dependendo do fator desencadeante, essa dor pode vir acompanhada de alguns outros sintomas como rigidez, inchaço ou problemas para se locomover.
Me siga no Instagram
Um ortopedista especialista poderá avaliar o quadro com mais precisão e determinar as características da dor, assim como a presença de outros sintomas. Uma diagnóstico, esse médico poderá iniciar um tratamento adequado à doença do paciente.
Por se tratar de um sintoma bastante comum, é fundamental contar com a ajuda de um especialista para determinar qual a sua causa, as principais causas de dor na parte de trás do joelho são:
Dor na parte de trás do joelho: Traumas
As pancadas, contusões, torções e outros traumas podem causar dor na parte de trás do joelho e impactar consideravelmente a rotina e a qualidade de vida do paciente. Através de um diagnóstico e de um exame físico, o médico poderá determinar se a presença de fraturas ou de lesões nos tendões, ligamentos ou outras estruturas.
Bursite
A bursite é um processo inflamatório que afeta pequenas bolsas de líquido presentes no joelho, chamadas de bursas. Essas bolsas funcionam como um amortecedor entre as estruturas do joelho, evitando que elas tenham contato direto e sofram algum dano.
É muito comum que praticantes de futebol, voleibol e jiu-jitsu sofram com bursite no joelho, assim como pessoas que se encontram com sobrepeso ou apresentam um quadro de artrose. O tratamento dessa doença tem como principal foco reduzir o processo inflamatório e combater a inflamação.
Tendinite
A tendinite é um processo inflamatório que afeta o tendão, causando dor na parte de trás do joelho inchaço. Embora possa afetar todas as pessoas, a tendinite no joelho é bastante comum entre atletas como ciclistas, jogadores de futebol e praticantes de corrida de rua.
O tratamento para tendinite envolve o repouso e redução das atividades que envolvam esforços repetitivos. Também pode ser recomendada fisioterapia e a realização de compressas de gelo para aliviar a inflamação.
Dor na parte de trás do joelho: Cisto de Baker
O Cisto de Baker é uma formação desencadeada pelo acúmulo de líquido sinovial na parte de trás do joelho. Esse cisto causa dor, rigidez e inchaço, podendo piorar com a realização de atividades físicas.
Em muitos casos o Cisto de Baker não desencadeia nenhum sintoma, sendo necessário contar com uma avaliação precisa para identificar e tratar essa lesão.
Lesão ligamentar
A lesão ligamentar do joelho é bastante dolorosa e pode prejudicar a estabilidade dessa articulação. Na maior parte dos casos o rompimento e ligamentar é causado por impactos diretos, torções e acidentes, causando inchaço, dor e rigidez.
Por conta da sua gravidade é necessário contar com uma avaliação especializada para o diagnóstico e tratamento dessa lesão, em alguns casos pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica para recuperar a mobilidade e a funcionalidade do joelho.
Artrose do joelho
Também conhecida como osteoartrose, a artrose do joelho esta condição é caracterizada pela degeneração do tecido cartilaginoso dessa articulação. Além da dor crônica, a artrose do joelho também pode causar rigidez e inchaço, sendo fundamental realizar uma avaliação para que o tratamento correto seja implementado.
Síndrome da banda iliotibial
Além de causar dor na parte de trás do joelho, a síndrome da banda iliotibial também pode afetar a porção lateral, sendo facilmente confundida com outras condições. Na maior parte dos casos essa síndrome está relacionada a uma baixa flexibilidade e fraqueza muscular.
A síndrome da banda iliotibial também pode estar relacionada com a prática de corrida em terreno inadequado, postura incorreta e tipo de calçado utilizado para a prática de exercício. O pelo tratamento poderá determinar as causas e estabelecer o melhor tratamento.
Dor na parte de trás do joelho: Quando procurar ajuda?
Sabemos que a dor no joelho pode ser bastante incapacitante e prejudicar a qualidade de vida. Por esse motivo, é necessário buscar ajuda sempre que essa dor perdurar por mais de 3 dias, ou se apresentar de uma forma muito intensa.
Além disso, é necessário também se observar alguns fatores, como a rigidez do joelho, deformidades, formigamento, febre, entre outros sintomas. A presença de sintomas como esses pode indicar a presença de um quadro inflamatório mais grave, sendo Fundamental e iniciar o tratamento o quanto antes.
Por essa razão, busque ajuda de um ortopedista da sua confiança para que a dor na parte de trás do joelho seja avaliada e diagnosticada corretamente.