A dor na lateral do joelho é um sintoma bastante comum e pode impactar a rotina e a qualidade de vida das pessoas. Por esse motivo, é muito importante buscar ajuda médica para realizar uma avaliação estabelecendo um diagnóstico preciso.
Leia também: Dor na lateral do joelho, o que pode ser?
Me siga no Instagram
Embora possa ter outras causas, a dor na lateral do joelho pode estar relacionada com a síndrome do atrito da banda iliotibial. Essa doença é causada pelo esforço repetitivo e é muito comum entre pessoas que praticam corrida de rua.
A síndrome do atrito da banda iliotibial pode estar relacionada com diversos fatores biomecânicos, como:
- Diferença no comprimento dos membros inferiores;
- Pisada pronada;
- Encurtamento da fáscia lata;
- Fraqueza dos músculos abdutores da coxa ou dos glúteos médios e mínimo;
- Entre outros fatores.
Leia também: Dor na lateral do joelho, quais as causas mais comuns?
Além desses aspectos, também é necessário verificar a intensidade e a frequência dos treinos. Isso porque é muito comum que pessoas que praticam atividades intensas desenvolvam essa doença, principalmente por conta da lesão tecidual.
Dor na lateral do joelho: como pode ser feito o tratamento?
A síndrome do atrito da banda iliotibial costuma causar, principalmente, dor difusa na lateral do joelho. Como essa dor se apresenta de forma difusa, o paciente não consegue determinar especificamente o local da dor, e com o avanço da doença, esse desconforto pode se tornar ainda mais intenso e específico.
Na fase inicial, a dor se apresenta logo no início do treino, e conforme a doença avança passa a se apresentar também quando o atleta está em repouso.
Para determinar as causas da dor, o médico ortopedista realizará uma avaliação clínica a fim de identificar a localização da lesão e a presença de outros sintomas, como inchaço. Para complementar esse diagnóstico ou identificar possíveis diagnósticos diferenciais, pode ser solicitada a realização de ressonância nuclear magnética para uma imagem mais aprofundada.
O início do tratamento para dor na lateral do joelho costuma recomendar uma mudança provisória nas atividades que são realizadas, acompanhada pelo fortalecimento e alongamento do membro afetado. Essas mudanças são necessárias para reduzir o atrito da banda iliotibial e minimizar a irritação.
Também pode ser recomendado a utilização de medicação anti-inflamatória , fisioterapia e crioterapia, dependendo do quadro do paciente e da gravidade da doença.
O fortalecimento é fundamental nesse processo, ajudando o paciente a reduzir a dor e garantir que o problema não se agrave. A cirurgia é indicada em casos raros, onde é realizada a remoção de uma pequena peça elíptica ou triangular da estrutura.
Leia também: Alívio da Dor Crônica no Joelho, estratégias que podem ser usadas