Dor na lateral do joelho, o que pode ser?

Você já sentiu dor na lateral do joelho? Além de incômodo, esse sintoma pode causar um grande impacto na realização das suas tarefas do dia a dia. Por se tratar de um sintoma bastante comum, esse tipo de dor pode ter origem em diferentes causas, como impactos, quedas e até mesmo condições degenerativas.

Por essa razão, é necessário buscar a ajuda de um médico especialista para avaliar o quadro e determinar qual o tratamento ideal para essa dor. Dependendo da estrutura que foi lesionada ou da degradação que atinge essa articulação, o médico pode recomendar um tratamento específico.

O que pode causar dor na lateral do joelho?

Como dissemos, existem muitas causas e origens para a dor na lateral do joelho. Veja a seguir as principais condições que podem causar esses sintomas e prejudicar o seu dia a dia:

Lesão meniscal: os meniscos são estruturas de fibrocartilagem presentes dentro da articulação do joelho, tendo função de amortecimento e proteção. Lesões nessa estrutura podem causar dor na lateral do joelho, principalmente se o menisco lesionado for o menisco lateral.

Artrose: a artrose consiste em uma doença degenerativa que afeta o tecido cartilaginoso. A cartilagem é responsável por cobrir os ossos e trazer mais fluidez para os movimentos.  A artrose é uma das principais causas de dor na lateral do joelho, principalmente entre pacientes mais velhos.

Tendinite da pata de ganso: a pata de ganso se refere à junção dos tendões dos músculos grácil, sartório e semitendíneo. A tendinite que afeta essa estrutura é chamada de tendinite da pata de ganso, sendo que um dos principais sintomas causados por essa condição é a dor na lateral do joelho.

Lesão no ligamento colateral medial: esse ligamento é responsável por unir a tíbia ao fêmur na região medial da articulação do joelho, sendo uma das estruturas mais lesionadas. A lesão no ligamento colateral medial é uma das principais causas de dor na lateral do joelho.

Síndrome da plica sinovial:  as plicas sinoviais são pregas de tecido sinovial presentes na parte interior do joelho. Quando essas estruturas sofrem um processo inflamatório, resulta na síndrome de plica sinovial, podendo causar dor na lateral do joelho.

Fraturas: a fratura por estresse é uma lesão causada por micro fraturas que afetam o osso do joelho. Essas micro fraturas são causadas por micro traumas de repetição e impactos repetitivos na articulação, causando dor.

Diagnóstico e avaliação médica da dor na lateral do joelho

Para determinar qual a condição que está afetando o joelho e causando dor, é necessário que o médico avalie o histórico e as condições do paciente . Além disso, também podem ser solicitados exames clínicos e de imagem para um diagnóstico mais preciso.

Durante a consulta, o médico ortopedista pode apalpar a lateral do joelho para verificar qual a estrutura que está lesionada ou inflamada, e também solicitar que o paciente caminhe. É importante saber o histórico médico do paciente para determinar se o mesmo realiza atividades físicas e de quais tipos, duração da dor, possíveis instabilidades e sintomas relacionados, evolução, entre outras características.

Para visualizar as estruturas presentes no joelho, o médico também pode solicitar uma ressonância nuclear magnética. Esse exame ajuda a determinar o local e o tamanho da inflamação ou lesão.

 

Opções de tratamento para aliviar a dor e promover a recuperação

Dependendo da condição que afeta essa articulação, o tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. Por esse motivo, é necessário buscar ajuda de um profissional especialista que consiga avaliar com qualidade o quadro do paciente e determinar a origem dessa dor.

Pode ser recomendado o fortalecimento dos músculos do quadril, pernas e glúteos para aumentar a estabilidade do joelho e evitar  a sobrecarga da articulação. Repouso e compressas de gelo também podem ajudar a aliviar a dor e reduzir o processo inflamatório.

Recomendações para prevenção e cuidados adicionais

Sabemos que muitas vezes a dor no joelho não pode ser evitada, mas a implementação de determinados cuidados e táticas preventivas pode ajudar muito a combater esses sintomas. É muito importante que as atividades físicas realizadas sejam feitas com segurança e com base na orientação de um profissional.  O corpo precisa de tempo para se recuperar forma a evitar sobrecarga e lesões decorrentes de treinamentos intensos.

É muito importante que diante de sintomas como a dor na lateral do joelho buscamos a ajuda de um médico especialista. Muitas condições apresentam o melhor potencial de recuperação quando tratadas desde o início.

É importante lembrar que as dores embora comuns, podem ser um sinal de que algo não vai bem, sendo essencial buscar ajuda especializada antes de se medicar ou buscar tratamentos alternativos.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?