Deformidade em Antecurvato ou Retrocurvato – o que é?

Um dos temas mais debatidos na ortopedia é o tratamento e correção das deformidades ósseas. Esse tipo de condição pode causar um grande impacto na rotina do paciente. O tratamento correto deve ser implementado, de forma a garantir a qualidade do movimento e garantir uma maior qualidade de vida para o indivíduo. Uma dessas condições é a deformidade em antecurvato ou retrocurvato.

Para entendermos o que são essas deformidades, precisamos, inicialmente, compreender o que são as deformidades nos membros. Essas condições podem ser divididas em duas categorias distintas:

Deformidades congênitas: se referem a deformidades que estão presentes desde o nascimento;
Deformidades adquiridas: são deformidades que são adquiridas no decorrer da vida, seja por algum problema de saúde, acidente, ou outra condição.

Determinadas deformidades congênitas podem desaparecer conforme o desenvolvimento da criança, por conta da maturação dos ossos, de forma que não é necessário realizar nenhuma espécie de intervenção ou cirurgia. O mesmo vale para deformidades que não apresentam uma grande angulação e não prejudicam a mobilidade e/ou desenvolvimento do paciente.

Por outro lado, determinadas deformidades, mesmo que não apresentem sintomas ou impactem a vida do paciente, precisam passar por um processo de correção de forma a evitar problemas no futuro. Assim como deformidades que causam grandes prejuízos ou sintomas e que impactem a rotina e a qualidade de vida dos indivíduos.

Localização da deformidade

Assim como são classificadas em congênitas e adquiridas, as deformidades também possuem uma classificação de acordo com o local onde se apresenta, podendo ser diafisária ou articular. São classificadas como diafisárias as deformidades que ocorrem na região central de ossos longos, sendo que as alterações articulares aparecem a longo prazo. Já as deformidades articulares aparecem dentro da articulação e precisam ser tratadas o quanto antes para que não evoluam para uma artrose.

Deformidade em antecurvato ou retrocurvato

Levando em conta as classificações citadas anteriormente, fica mais fácil entender o que são essas deformidades. Resumidamente, podemos entender as deformidades como uma alteração na estrutura óssea que é decorrente de um desvio de eixo. Esse desvio por acontecer em 3 planos distintos, quais sejam:

· Plano Frontal: chamado de varo quando o vértice está mais distante da linha média ou valgo, quando o vértice se aproxima dessa linha;
· Plano Sagital: aqui estão enquadradas as deformidades em antecurvato e retrocurvato. São classificadas como antecurvato as deformidades onde o vértice se encontra em posição anterior, e em retrocurvato quando ele se encontra em posição posterior.
· Plano Axial: as deformidades no plano axial podem ser de rotação interna ou externa.

O tratamento das deformidades em antecurvato ou retrocurvato vai depender das necessidades do paciente, do grau da deformidade e da avaliação realizada por um médico especialista. Nesse caso, é imprescindível contar com a ajuda de um ortopedista de confiança para avaliar o caso e determinar qual a melhor abordagem para restabelecer a mobilidade e a qualidade de vida do paciente.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?