Condromalácia patelar precisa de cirurgia?

A condromalácia patelar se refere a um processo de amolecimento que atinge a cartilagem da patela. Por conta da sua importância e complexidade, o joelho está altamente propenso a sofrer lesões, principalmente na patela que é responsável por sustentar a carga durante os movimentos. 

 

Impactos repetitivos podem favorecer os desgastes sofridos pela articulação e processos inflamatórios, fazendo com que o paciente perca a cartilagem e sofra com exposição do osso subcondral.

 

Existem alguns grupos de pessoas que estão mais propensas a sofrer com condromalácia patelar, como as mulheres por conta de características biomecânicas do quadril e adolescentes. a condromalácia patelar pode se apresentar em 4 graus diferentes:

 

  • Grau 1: amolecimento leve da cartilagem possíveis fissuras nas camadas superficiais; 
  • Grau 2: nessa fase é atingida uma segunda camada de tecido cartilaginoso;
  • Grau 3: há o comprometimento de aproximadamente 50% da cartilagem, apresentando maiores rachaduras.
  • Grau 4: nessa fase mais grave, o osso subcondral já está exposto.

 

A condromalácia patelar é causada pela sobrecarga na região da patela, podendo ser favorecida pela fraqueza muscular no joelho, realização incorreta de movimentos durante a prática esportiva ou volume intenso de atividades. O sobrepeso de movimentos repetitivos também podem favorecer esse tipo de lesão, assim como uso doente de salto alto e traumas no local.

Saiba mais: Condromalácia Patelar tem cura ? 

O paciente com condromalácia patelar pode relatar alguns sintomas, como:

 

  • Dor na parte frontal do joelho;
  • Dor realizada determinados movimentos, como saltos, ajoelhar ou subir e descer escadas;
  • Dor ao passar muito tempo com o joelho flexionado.

 

Tratamento conservador 

 

Feito o diagnóstico de condromalácia patelar por um médico especializado, pode ser iniciado o tratamento da condição. O médico vai avaliar o seu quadro e seu histórico e provavelmente solicitar alguns exames de imagem para um diagnóstico mais preciso. O exame físico é essencial para determinar a localização da dor e as suas características.

 

Via de regra, o tratamento de condromalácia patelar não precisa de cirurgia, adotando na maior parte dos casos uma abordagem mais conservadora. O objetivo do tratamento é contribuir para a redução da inflamação no joelho, melhoria da qualidade dos movimentos e fortalecimento muscular. O tratamento conservador o médico busca aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Saiba mais: Tratamento conservador para artrose 

 

Diante dos sintomas, é necessário buscar a ajuda de um médico especialista para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento o quanto antes.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?