O inchaço no joelho é um sintoma bastante incômodo que pode levantar grandes preocupações para o paciente. Esse inchaço pode ser desencadeado por diversas condições, como artrite, lesões ligamentares, lesões meniscais, ou outras causas.
Me siga no Instagram
Além de causar desconforto significativo, esse tipo de sintoma também pode limitar a mobilidade do paciente, impactando na sua qualidade de vida. Para que você entenda as melhores formas de reduzir o inchaço no joelho, trouxemos neste artigo diversas estratégias que podem te ajudar a recuperar a sua mobilidade e reduzir esse desconforto.
Reduzindo o inchaço no joelho com uma abordagem conservadora
Primeiramente precisamos entender que o inchaço no joelho está relacionado a algum fator, sendo necessário buscar a orientação de um ortopedista especializado para realizar uma avaliação. Com base nessa avaliação, o médico poderá determinar o melhor tratamento para minimizar esse desconforto e combater a causa do problema.
Quando esse inchaço é desencadeado por lesões agudas como os impactos diretos, entorses e quedas, é necessário implementar algumas medidas imediatas para reduzir o inchaço e a dor. A abordagem mais recomendada é conhecida como RICE:
- Repouso: o primeiro passo a evitar um estresse adicional sobre a articulação que já se encontra afetada, evitando a sua sobrecarga. Por esse motivo é necessário evitar atividades que piorem a lesão, como carregar peso, correr ou saltar.
- Gelo: a aplicação de compressas de gelo imediatamente após a lesão pode ajudar a reduzir o processo inflamatório e por consequência um inchaço. Essas compressas podem ser feitas de 15 a 20 minutos a cada duas a três horas nos primeiros dias após a lesão, sempre Protegendo o gelo em pano para evitar queimaduras por Frio.
- Compressão: uma bandagem elástica ou de compressão pode ajudar a reduzir o inchaço e evitar que haja o acúmulo de fluido na articulação. Essa compressão também vai ajudar a sua articulação a se recuperar mais rápido.
- Elevação: a elevação do membro afetado acima do nível do coração ajuda a reduzir o fluxo sanguíneo da área inflamada. Para isso você pode contar com a ajuda de suportes ou almofadas enquanto estiverem em repouso ou dormindo.
Fisioterapia
A fisioterapia é uma valiosa aliada na restauração da funcionalidade do joelho e na redução do inchaço. Contando com a ajuda de um fisioterapeuta especializado, é possível implementar um programa de reabilitação personalizado que ajude a restaurar a função articular e melhorar a qualidade de vida
Dentre as principais abordagens que esse profissional pode implementar podemos mencionar:
- Exercícios para amplitude de movimento: esses exercícios de amplitude são recomendados para manter a flexibilidade e mobilidade das articulações afetadas, incluindo o movimento de extensão e flexão do joelho.
- Fortalecimento muscular: esse processo é fundamental para fortalecer a musculatura ao redor do joelho. Além de ajudar na estabilidade da articulação, esse fortalecimento também ajuda a reduzir a pressão sofrida por ela durante a realização de atividades cotidianas e práticas esportivas.
- Drenagem linfática manual: o inchaço severo ou persistente pode ser reduzido através de técnicas de drenagem linfática manual, que permitem a promoção da circulação enfática eficiente e reduz o acúmulo de fluido na articulação. Por esse motivo, essa abordagem é uma das melhores estratégias para reduzir o inchaço no joelho.
Outras abordagens interessantes são a terapia laser e ultrassom, que podem reduzir o processo inflamatório e contribuir para a recuperação do joelho. O ultrassom ajuda na penetração de medicamentos anti-inflamatórios, enquanto a terapia laser ajuda na regeneração celular e redução do edema.
Intervenções médicas
Pode ser necessário, principalmente quando o inchaço no joelho é persistente mesmo através da implementação de abordagens conservadoras, implementar algumas intervenções médicas ou cirúrgicas.
Esse tipo de intervenção pode ser realizada de duas formas:
Infiltração de corticosteroides
A injeção de medicamentos corticosteroides diretamente na articulação afetada podem ajudar a reduzir a inflamação e aliviar o inchaço. Essa estratégia costuma ser indicada para casos de artrite ou lesões crônicas que causam inchaço no joelho e dor, ajudando a aliviar esses sintomas e melhorar a funcionalidade articular.
Leia Também: Infiltração no joelho quais as indicações
Cirurgia:
A intervenção cirúrgica é indicada nos casos mais graves, como nos quadros de lesões ligamentares severas ou danos estruturais. Esses procedimentos podem contribuir para a reparação dos ligamentos danificados, remoção de fragmentos articulares ou outras abordagens que ajudem a recuperar a estabilidade e funcionalidade do joelho. O resultado esperado é que haja uma melhoria considerável do inchaço no joelho e também dos sintomas adjacentes.
Precisamos entender que a redução do inchaço no joelho não é apenas uma estratégia isolada, sem for necessário identificar as causas desse sintoma e também implementar tratamentos específicos de acordo com as necessidades do paciente. Para garantir a recuperação completa, é fundamental contar com a ajuda de um médico especialista, que poderá diagnosticar com mais precisão e determinar qual a melhor abordagem para cada caso.