Como reduzir a dor no joelho com artrose

A artrose é uma das condições que mais causa dor no joelho, podendo impactar a qualidade de vida e até mesmo a mobilidade dos pacientes. O diagnóstico precoce é uma das melhores formas de combater a doença, visto que é possível retardar a progressão e evitar os problemas causados pela piora do quadro.

Consiste em um processo de desgaste articular, o principal sintoma dos pacientes com artrose é a dor que pode começar ao iniciar atividades físicas intensas. Com a progressão da doença, esse paciente também pode relatar outros sintomas ou até mesmo a dor ao realizar atividades do dia a dia.

Os principais sintomas são:

Entretanto, embora o paciente possa apresentar todos esses sintomas, a dor é um dos principais vilões na rotina da pessoa com artrose.

A artrose pode ser classificada como primária ou secundária. Quando a causa do desgaste é desconhecida, mesmo que possa estar associada ao envelhecimento, a artrose é classificada como primária. Já artrose secundária está relacionada a fatores conhecidos, como:

• Sobrepeso ou obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Lesões articulares como as ligamentares, meniscais e cartilaginosas;
  • Prática de esportes ou atividades físicas de alto impacto sem que seja obtido condicionamento físico necessário;
  • Traumas articulares;
  • Deformidades ósseas;
  • Histórico familiar;
  • Diabetes mellitus;
  • Doenças reumatológicas como a espondilite, lúpus, Artrite reumatoide, entre outras.

Como é feito o tratamento para artrose no joelho?

O tratamento da artrose no joelho costuma ser implementado através de uma abordagem multidisciplinar. As principais práticas recomendadas para o paciente que sofre com essa condição são:

• Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Fisioterapia para manter a o arco do movimento e garantir uma maior qualidade de vida;
  • Denervação, procedimento que busca anular os nervos causadores da dor na artrose;
  • Injeções indiretamente na articulação afetada, podendo ser utilizado ácido hialurônico, corticoides, ozônio plasma rico em plaquetas ou gordura. A escolha do produto vai depender da avaliação do médico e das necessidades específicas do paciente;
  • Tratamento com ondas de choque para reduzir o processo inflamatório que afeta a cartilagem e controlar o desgaste.

A cirurgia costuma ser utilizada como última alternativa do tratamento para artrose. Ela geralmente é recomendada nos casos onde o tratamento conservador não conseguiu restabelecer a mobilidade e a qualidade de vida.

Existem casos onde a cirurgia é realizada antes do tratamento conservador, mas isso depende da avaliação do médico e das necessidades do paciente.

É possível aliviar a dor no joelho da artrose?

Além de seguir as recomendações do médico responsável pelo tratamento, o paciente também pode realizar algumas atividades para combater a dor dessa condição. A hidroginástica, Pilates e ciclismo costumam ajudar no fortalecimento da musculatura e reduzir a dor no joelho.

A manutenção de um peso adequado também é muito importante para evitar a sobrecarga articular que causa o agravamento dos sintomas da artrose. No caso de pacientes que apresentam um grau avançado de artrose, também pode ser recomendada a utilização de suportes como órteses, bengalas ou palmilhas específicas.

Independentemente do caso, é muito importante que o paciente busque ajuda de um médico de confiança para realizar uma avaliação e iniciar o tratamento para artrose. Embora as medidas possam ajudar a combater temporariamente os sintomas, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes.

Fale conosco
Posso ajudar?