A osteotomia corretiva, ou cirurgia para correção de valgo, é uma intervenção cirúrgica para correção de mal alinhamento dos membros inferiores. No caso do joelho valgo, o paciente apresenta os joelhos voltados para dentro, formando uma espécie de X.
Me siga no Instagram
Dependendo das características do paciente e das necessidades de realinhamento, a osteotomia pode ser realizada na Tíbia ou no fêmur. Os pacientes que apresentam o joelho em varo, ou seja com a curvatura para fora, realizam a osteotomia na Tíbia, enquanto os pacientes com joelhos em valgo realizam a osteotomia do fêmur.
O objetivo da cirurgia para correção de valgo é garantir o correto alinhamento do membro e proteger as estruturas presentes nessa articulação por conta da sobrecarga. Por esse motivo, a osteotomia corretiva é indicada para pacientes que apresentam essa alteração do eixo e sofre com as consequências desse desalinhamento.
Leia também: Quais os tipos de cirurgia do joelho?
Como é feita a cirurgia para correção de valgo?
Inicialmente, o médico ortopedista realiza uma avaliação completa da alteração do eixo e suas respectivas causas. O objetivo, nesse momento, é saber quanto o ângulo necessita de correção, para que o paciente consiga restabelecer a mobilidade e a qualidade de vida.
Determinado esse ângulo e realizado o processo pré-operatório, pode ser iniciada a osteotomia. Para isso é feito um corte ósseo para o alinhamento do membro até que se alcance o eixo ideal.
Pode ser necessário realizar enxertos ou remover uma espécie de Cunha do osso para a correção completa da deformidade. Para que o osso consiga se consolidar corretamente, são utilizados parafusos e placas especiais que garantem estabilidade até a cicatrização completa.
Embora aparenta ser um procedimento complexo, é comum que no mesmo dia após a cirurgia o paciente consiga caminhar. A internação também não costuma ser longa levando de 36 a 48 horas dependendo da extensão da cirurgia e da recuperação do organismo do paciente.
Após todo esse processo, é de extrema importância que o paciente siga de forma rigorosa todas as orientações do médico responsável pelo tratamento. Além disso, fisioterapia é fundamental para o fortalecimento e manutenção do arco do movimento, garantindo que o paciente consiga se movimentar com qualidade e segurança.
Conte com um ortopedista de confiança para realizar uma avaliação completa e uma cirurgia para correção de valgo com bons resultados.
Leia também: Dor na parte de trás do joelho, o que pode ser?