A artrite consiste em um processo inflamatório que afeta uma ou mais articulações, sendo bastante dolorosa impactando a qualidade de vida do paciente. Ainda que possa afetar qualquer articulação presente no corpo, a artrite do joelho é a mais comum, causando além da dor, inchaço e uma rigidez articular considerável.
Me siga no Instagram
Dependendo da gravidade da artrite, o paciente pode deixar de realizar diversas tarefas do seu dia a dia como subir e descer escadas e até mesmo caminhar. Por essa razão, ela é uma das causas mais comuns de afastamento laboral, afetando muito a rotina de quem sofre com essa doença.
Leia também: Dor no joelho ao descer escadas
Embora existam diversos tipos de Artrite, a osteoartrite e a Artrite reumatoide são os tipos mais comuns. Embora não tenha cura, existem diversas abordagens de tratamento que podem ajudar a combater a dor e garantir que o paciente consiga restabelecer a sua rotina.
Como artrite no joelho afeta a articulação
Por conta do seu papel na nossa mobilidade, o joelho é a articulação mais forte do nosso corpo. As estruturas ósseas que formam essa articulação são recobertas por um tecido cartilaginoso, responsável por amortecer e proteger os ossos durante a movimentação.
Essas estruturas podem sofrer um processo de inflamação e resultar em artrite do joelho. É muito importante buscar a ajuda de um profissional para conseguir realizar um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento o quanto antes, a fim de melhorar a qualidade de vida e garantir a mobilidade.
Quais são os sintomas de Artrite no joelho
Como dissemos acima, o principal sintoma de artrite no joelho é a dor sentida na articulação. Essa dor pode aumentar gradualmente conforme a doença avança, sendo acompanhado por outros sintomas:
- Inchaço no joelho;
- Rigidez articular;
- Dor que surge após a realização de atividades mais vigorosas;
- Sensação de travamento;
Leia também: Joelho inchado, quais as principais causas?
Alguns pacientes relatam que a dor pode piorar em climas mais frios e também ao realizar os primeiros movimentos durante a manhã.
Diante desses sintomas é fundamental buscar uma avaliação médica para determinar a gravidade da doença e iniciar o tratamento para combater os sintomas. O médico realizará uma avaliação do quadro e também solicitará exames diagnósticos.
O objetivo dessa avaliação clínica é identificar sintomas como vermelhidão, inchaço ou sensação de calor presente na articulação afetada. Durante essa avaliação também é possível determinar possíveis problemas de marcha, ou estruturas adjacentes danificadas, como é o caso de ligamentos, músculos e tendões.
Como pode ser realizado o tratamento de Artrite no joelho
Em um primeiro momento, o tratamento da artrite tem como objetivo aliviar os sintomas e garantir que o paciente retome a sua função articular. Dessa forma é possível melhorar a qualidade de vida e garantir que o paciente tem autonomia para a realização das suas tarefas do dia a dia.
Via de regra o tratamento para dezessete no joelho combina algumas abordagens para garantir melhores resultados, como:
Medicamentos
O uso de anti-inflamatórios não esteroides ajuda a combater a inflamação e reduzir a dor. A recomendação desse tipo de medicamento vai depender da avaliação e orientação do médico, considerando que eles podem causar alguns efeitos colaterais.
Juntamente com esses medicamentos o médico também pode recomendar cremes e pomadas para reduzir a transmissão de sinais de dor na articulação. Medicamentos esteroides como a Prednisona ajudam a reduzir a dor e inflamação, podendo também retardar o dano sofrido na cartilagem. Esses medicamentos podem ser injetados diretamente na articulação para melhores resultados.
Fisioterapia
Dependendo do tipo de Artrite diagnosticado, a fisioterapia pode garantir em números benefícios. Essa abordagem ajuda a fortalecer a musculatura da articulação e garantir maior amplitude de movimento. A prática de atividades físicas pode ser bastante benéfica dependendo da recomendação do seu médico e do seu quadro de Artrite, é fundamental buscar uma avaliação de um profissional confiável para conseguir iniciar o melhor tratamento.
Intervenção cirúrgica
A cirurgia é indicada para casos onde a abordagem conservadora não conseguiu combater a inflamação e a dor causada pela artrite no joelho. Nesse caso, pode ser realizada a lubrificação ou realinhamento das superfícies articulares para melhoria da função e redução da dor.
Prótese de joelho
A cirurgia de prótese de joelho procede com a remoção total da articulação danificada e a substituição por uma articulação artificial.
Leia também: Dor no joelho após prótese, é normal?
Fusão articular
A fusão articular é indicada para artrite que afeta articulações menores, como caso dos dedos e dos punhos. Nessa cirurgia é feita a remoção das extremidades ósseas e a fusão das duas extremidades.