As compressas de gelo aplicadas no ajudam a reduzir o inchaço no local e a ador. Isso acontece por conta do resfriamento dos tecidos que o gelo proporciona, fazendo com que o fluxo sanguíneo da região seja reduzido. Por esse motivo, essa medida, além de combater a dor no joelho e o inchaço, também contribui para uma cicatrização mais rápida nos casos de cirurgia ou lesão nesta articulação.
Me siga no Instagram
Chamado também de crioterapia, esse tratamento tem como principal objetivo resfriar os tecidos e manter a circulação adequada. Por conta do seu efeito analgésico e anti-inflamatório, o gelo é uma das medidas mais importantes recomendadas pelos médicos aos seus pacientes que sofreram lesões no joelho ou foram submetidos a algum procedimento cirúrgico.
Muitas vezes, a dor sentida pelo paciente é causada pelo inchaço intenso, de forma que, ao reduzir este sintoma a dor também apresenta uma melhora. Via de regra, as compressas de gelo são recomendadas para os casos de lesões ou condições que apresentam um processo inflamatório como entorses, contusões e outras doenças.
Saiba mias: Lesões no menisco lateral
Quanto antes iniciar a terapia com compressas de gelo, melhores serão os resultados obtidos.
Contudo, é importante lembrar que o gelo pode causar queimaduras na pele quando aplicado em contato direto. Por esse motivo, ao aplicar gelo no joelho, é necessário contar com a proteção de uma toalha ou outro material que fique entre a pele e o gelo.
As compressas podem ser de até 30 minutos e podem ser repetidas ao longo do dia até a melhora dos sintomas. Além da compressa com gelo, também podem ser aplicados sprays gelados, cryo cuffs, bolsas térmicas, entre outras alternativas.
A terapia com compressas de gelo faz parte de um protocolo de tratamento conhecido como PRICE. Traduzido do inglês, esse protocolo consiste em 5 medidas terapêuticas fundamentais, que são:
Proteção;
Repouso;
Gelo;
Compressão;
Elevação.
Ainda que a compressa com gelo possa ser uma valiosa aliada no alívio dos sintomas e no tratamento de lesões de joelho, caso haja suspeita de uma lesão, busque a orientação de um médico especialista para que o quadro seja avaliado e o diagnóstico correto seja obtido. Todo e qualquer tratamento deve ser prescrito por um profissional habilitado, a automedicação é perigosa e pode causar diversos prejuízos para o paciente.