Alongamento ósseo no tratamento de lesões

O alongamento ósseo vem se mostrando uma alternativa eficiente para o aumento de altura e no tratamento de deformidades dos membros superiores e inferiores. Esse procedimento ajuda na correção de deformidades que ocorreram na infância, ou no tratamento de lesões e irregularidades causadas por traumas e acidentes.

No procedimento de alongamento ósseo, o osso a ser alongado passa por um lento e cuidadoso processo de distanciamento, de forma que as extremidades são estimuladas a produzir mais tecido através da regeneração óssea. isso é possível com a ajuda de um instrumento chamado fixador externo. Um corte é realizado no osso a ser alongado, e esse equipamento é fixado de forma que as extremidades sejam gradativamente afastadas.

O tempo necessário com o fixador externo vai depender do quanto o osso precisa ser alongado, sendo que via de regra, são 5 centímetros no total. Para garantir um processo de regeneração adequado, é feito o alongamento de 1 milímetro por dia, totalizando 50 dias de tratamento, mais os 7 dias iniciais de adaptação ao fixador externo.

O processo acontece em duas fases principais:

Fase de alongamento: nessa etapa, as duas extremidades do osso que foi inicialmente dividido são cuidadosamente afastadas. Conforme esse afastamento acontece, o processo de regeneração faz com que um novo tecido ósseo seja produzido para preencher o espaço resultante. Como resposta a esse processo, os músculos, tendões e ligamentos também são lentamente alongados. Essa mudança na estrutura pode fazer com que a abrangência dos movimentos seja prejudicada, sendo necessário um processo de fisioterapia para garantir a qualidade dos movimentos e o sucesso do procedimento.

Fase de consolidação: uma vez que o osso foi alongado no comprimento esperado, é iniciada a fase de consolidação óssea, onde o osso se regenera com o novo tamanho. A fisioterapia é imprescindível durante toda essa etapa.

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, o alongamento ósseo no tratamento de lesões também pode apresentar algumas complicações, como:

Infecções;
Consolidação prematura;
Lesões nos nervos;
Entre outros.

Por esse motivo, é muito importante contar com um médico especializado, que realize a indicação correta do procedimento para o tratamento das lesões. Além disso, é igualmente importante realizar um pré-operatório adequado, com o médico cardiologista de confiança, de forma a minimizar os riscos decorrentes do procedimento cirúrgico.

A recuperação do procedimento de alongamento ósseo no tratamento de lesões é consideravelmente longo, de aproximadamente 1 mês para cada centímetro de osso alongado. Além disso, é necessário considerar o tempo necessário para que o osso restabeleça totalmente a sua força, o que pode levar cerca de dois anos a dois anos e meio.

Aplicado ao tratamento de lesões, o alongamento ósseo pode ser indicado para indivíduos a partir de 8 anos de idade, mas isso dependerá da lesão e da necessidade de alongamento.

Fale conosco
Posso ajudar?
Olá! Podemos te ajudar?